Vol. 10 Núm. 1 (2012): Janeiro/Junho - 2012

Estimado Leitor!
Apresentamos a edição número um do ano de 2012 da Revista Capital Científico, sendo esta a terceira edição desde quando o periódico passou para a semestralidade, com trabalho sério dentro das diretrizes assumidas para garantir a sua perenidade.
Agradecemos aos pesquisadores de instituições nacionais e internacionais que fazem parte do Comitê Científico (antiga Comissão Científica), bem como o corpo de pareceristas, que se preocuparam com a qualidade e garantiram a credibilidade científica, durante todo o processo de publicação.
Nesta nova fase de dois números por ano, já observamos a ampliação de oportunidades para leitores e autores de trabalhos científicos. Temos recebido a maioria de manuscritos no campo da sustentabilidade, indicando a sua importância, e isso é notado neste volume, em que as linhas específicas da problemática social e ambiental se fizeram mais presentes em estudos que os autores trouxeram conhecimento e resultados de pesquisas relevantes. Agradecemos também a eles por suas contribuições!
Então, neste número publicamos seis artigos e dois ensaios. Iniciam quatro estudos, que trazem discussões e investigações empíricas relacionadas ao contexto das organizações, sendo o primeiro, intitulado “O Discurso Ambiental nas Organizações: uma análise do contexto proativo nas práticas organizacionais”, o segundo, “Vantagens competitivas sustentáveis na indústria cervejeira: o caso das cervejas especiais”, o terceiro trata do “Processo ou Ações de Ecoeficiência em Empresas da Cadeia Produtiva Agroindustrial da Suinocultura na região de Toledo - Paraná, Brasil”, que é seguido por “Os reflexos de Práticas Socioambientais Organizacionais sobre as atitudes individuais: Uma compreensão à luz da Teoria do Comportamento Planejado”.
O quinto artigo traz o resultado e reflexões sobre as relações de poder numa comunidade com cultura própria em Economia Social, cujo título é “Relações de poder na Economia Solidária: um caso de autogestão em Londrina-PR, Brasil”, e no sexto os autores fazem uma revisão de literatura de importante temática que envolve o desmatamento brasileiro, a legislação florestal nacional e a educação ambiental, intitulado “Desmatamento no Brasil: um problema ambiental”.
Completam esta edição o ensaio “A Ideologia da Modernização Burocrática e seu Papel na Implantação do Estado Nacional Desenvolvimentista Brasileiro”, da área de Administração Pública que trata da reforma burocrática e modernização administrativa brasileiro e estado nacional desenvolvimentista, e outro, intitulado “Inelegibilidade: conceito, efeitos e meios de arguição no Direito Eleitoral Brasileiro” da área de Direito Eleitoral.
Tenham todos uma ótima leitura!
Dr. Ivan de Souza Dutra
Editor da Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCe)