O Discurso Ambiental nas Organizações: uma Análise do Contexto Proativo nas Práticas Organizacionais

Autores

  • Paulo Henrique Martins Desidério PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - PPGA/UFU
  • Carlos Antonio Cardoso Sobrinho PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - PPGA/UFU
  • Henrique Prenatti Pinese PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - PPGA/UFU

Palavras-chave:

responsab¬ilidade socioambiental, discurso ambiental, práticas proativas.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os elementos intrínsecos no discurso organizacional relacionados às estratégias socioambientais, observadamente a identificação de organizações que possuem atitudes proativas em suas práticas, conforme abordagem de Rohrich e Cunha sobre uma taxonomia para análise da gestão ambiental. Um comportamento proativo dependerá da aceitação endógena dos elementos participantes quando deparado com os projetos socioambientais. Diante desse contexto, a metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo e descritivo, com o levantamento teórico da temática socioambiental e da pesquisa documental para posterior análise de conteúdo. Em sequência, foram realizadas pesquisas no ciclo produtivo de tabaco, com o intuito de coletar as informações sobre os impactos nas interações organizacionais quando explicitam tais práticas em suas ações cotidianas, com a utilização de técnicas de coleta e análise de dados em uma instituição empresarial responsável pela manufatura do tabaco e classificada como proativa. Pela análise do conteúdo, buscou evidências de alguns objetivos não explicitados pelas organizações, como também de classificações inadequadas delineadas na proposta da pesquisa. Os resultados alcançados foram a identificação de características que coadunam com as formas distintivas existentes nas ações organizacionais que possuem projetos ambientais e como a escolha proativa impacta em suas estratégias organizacionais.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Martins Desidério, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - PPGA/UFU

Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Brasil, Pós-graduação lato-sensu em Gestão Estratégica Tecnologia da Informação (MBA) pela Fundação Getulio Vargas – FGV, Brasil e graduação em Administração de Empresas pela Fundação de Ensino Superior de Itumbiara – FESIT, Brasil. Atuou no Grupo Algar por dez anos nas regionais do estado brasileiro de Minas Gerais em Itumbiara, Patos de Minas, Pará de Minas e na matriz em Uberlândia, MG, Brasil, como Analista Estratégico de Processos de Telecom.

Carlos Antonio Cardoso Sobrinho, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - PPGA/UFU

Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Brasil, Pós-graduação lato-sensu em Comunicação e Marketing Empresarial (MBA) e graduação em Administração pela Universidade de Rio Verde – FESURV, Brasil. Professor efetivo do Instituto Federal Goiano, campus Iporá – IFGoiano, Brasil, nas áreas de Gestão e Estudos Organizacionais.

Henrique Prenatti Pinese, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - PPGA/UFU

Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Brasil, Pós-graduação lato-sensu em Planejamento Empresarial pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Brasil e graduação em Administração de Marketing pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação – ESAMC, Brasil. Professor da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Brasil, e consultor nacional do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

21-07-2012