Vantagens Competitivas Sustentáveis na Indústria Cervejeira: o Caso das Cervejas Especiais

Autores

  • Rafael Stefenon PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - PPGDE/UFPR

Palavras-chave:

padrão de consumo, competitividade, indústria cervejeira.

Resumo

Importantes mudanças socioeconômicas, demográficas e culturais, bem como o papel desempenhado pela desobstrução dos fluxos de informações propiciada pela consolidação do processo de globalização dos mercados, têm impactado o comportamento do consumidor e transformado os padrões de consumo em termos gerais. Estas transformações nos padrões de consumo têm influenciado a conduta do setor produtivo que, ao interpretar os sinais emitidos pela demanda, tem se reinventado em termos de posicionamento estratégico. Diante deste contexto, o presente trabalho busca interpretar o fenômeno das cervejas especiais e suas implicações para a dinâmica competitiva da indústria cervejeira à luz da análise de posicionamento estratégico e da visão baseada em recursos, teorias, estas, que buscam explicar o processo de apropriação de vantagens competitivas sustentáveis. O estudo conclui que, apesar de atuarem em um mercado altamente concentrado, a trajetória ascendente e sustentada do fenômeno das cervejas especiais tem gerado ótimas oportunidades às microcervejarias; aliás, é possível interpretar tal fenômeno como uma possibilidade factível de reversão da tendência de concentração da renda gerada pelo setor.

Biografia do Autor

Rafael Stefenon, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - PPGDE/UFPR

Possui mestrado Profissionalizante em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil, e Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Brasil.

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Publicado

24-07-2012