COOPERATIVISMO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – UMA NOVA PROPOSTA PARA O ENSINO
Abstract
COOPERATIVISM IN DISTANCE EDUCATION - A NEW PROPOSAL FOR TEACHING
O presente artigo relata a importância da inovação na área do ensino a distância, observando o trabalho realizado pela Cooperativa Usina de Conteúdos, localizada em Londrina/PR, resultante da parceria entre o grupo EAD1000 com as empresas Kuruvi Soluções Tecnológicas e ZGM Estúdios. Para a construção desse trabalho, é feita uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa sobre a temática do cooperativismo e suas vantagens, especialmente na área da educação. Verifica-se que o surgimento de grupos, a exemplo da Cooperativa Usina de Conteúdos, se justifica mediante à crescente demanda por serviços a distância, por parte tanto de instituições de ensino – graduação e pós-graduação – quanto de empresas de diferentes portes e segmentos do mercado, organizações governamentais e não governamentais e outras entidades, instituições e profissionais liberais. Conclui-se que há a tendência e o incentivo para a fundação de grupos independentes na área da educação, com destaque para o ensino a distância.
References
BRASIL. Decreto n° 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2005. Disponível em: http://legislacao.planalto.gov.br/legislacao.nsf/. Acesso em: 14 mai. 2020.
COOPERATIVA EDUCACIONAL USINA DE CONTEÚDOS, Disponível em: www.usinadeconteudos.com.br. Acesso em: 14 mai. 2020.
GRUPO EAD1000. Disponível em: www.grupoead1000.com.br. Acesso em: 14 mai. 2020.
GUNAWARDENA, C. N., & MCISAAC, M. S. Distance education. In: SCHUSTER, S. AND (Ed.). Handbook for research on educational communications and technology. New York: [s.n.]. p. 355–396.
Sistema OCB. Disponível em: www.ocb.org.br. Acesso em: 17 mai. 2020.
SISTEMAOCB - CNCOOP, OCB, SESCOOP. Anuário do Cooperativismo Brasileiro: 2019. Brasília, 2019