Archivos

  • Mídias na Educação
    Vol. 1 Núm. 01 (2019)

  • Inovação na Educação
    Vol. 2 Núm. 02 (2020)

  • Metodologias Ativas
    Vol. 2 Núm. 03 (2020)

    Revista Aproximação
  • Inovação em Saúde
    Vol. 2 Núm. 04 (2020)

    A pandemia Covid-19, enquanto maior desafio do nosso tempo, é também o foco principal desta edição 04 da revista Aproximação. Neste número, como você poderá ver nas páginas adiante, não temos artigos gerais, sobre E-Learning como um todo. Nossa equipe editorial, em sinergia com o time da Universidade Virtual do Paraná (UVPR, uvpr. pr.gov.br), preparou um documento contendo 12 Relatos de Experiência (RE) enviados por equipes multidisciplinares de universidades estaduais do Paraná e que versam sobre ricas experiências envolvendo modos de Teleatendimento em Saúde. Desde a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por exemplo, recebemos o texto ‘Possibilidades e habilidades para desenvolver a consulta de Enfermagem por meio do Telemedicina PR’. O material ‘Novas perspectivas para as profissões de Enfermagem e Farmácia na telessaúde’ é uma contribuição advinda da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ao todo, são mais de 70 páginas que merecem uma leitura acurada tanto por quem é da área de Saúde como por parte de leitores de outros campos do conhecimento. E temos ainda mais uma contribuição especial, da advogada Elaine Rorato (São Paulo), em entrevista exclusiva sobre questões legais em Telemedicina. A iniciativa pioneira da Aproximação guarda vínculo também com outro acontecimento ímpar no Brasil – entre junho e agosto de 2020, a UVPR está liderando o evento on- -line Inovação em Saúde Paraná (uvpr.pr.gov.br/telemedicina), com painéis virtuais, relatos de experiência em vídeo e do mesmo modo entrevistas exclusivas (via Google Meet). Neste cenário é que se insere este número especial da Aproximação. Infelizmente, não estamos vivendo tempos de normalidade. Estamos diante de uma triste anormalidade sanitária e social e temos de nos unir no combate à pandemia de todas as formas possíveis. Ao publicarmos esta edição 04, estamos contribuindo com a disseminação de boas práticas de Teleatendimento em Saúde, baseadas na Ciência, a mesma Ciência que tanto tem feito desde março de 2020 para tentar mitigar os efeitos da pandemia. As universidades brasileiras são as principais casas de produção científica no País, sempre a serviço do bem-estar coletivo. Aproximação está plenamente engajada neste mutirão pela vida de todos e de todas!
  • Educação em Tempos de Pandemia
    Vol. 2 Núm. 05 (2020)

    EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO REMOTO
  • Atores, Políticas e Ambientes Virtuais
    Vol. 4 Núm. 08 (2022)

    O Dossiê #8 da Revista Aproximação, com o tema “Atores, Políticas e Ambientes Virtuais”, contempla uma seleção de artigos de reflexão teórica e relatos de experiência vinculada à educação e que abordam assuntos relacionados às políticas públicas educacionais, aos papéis dos participantes da modalidade Educação a Distância (EaD), à identidade dos graduandos em uma licenciatura EaD e às competências necessárias para o letramento digital em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tem-se, na seção Geral, textos que expandem a questão da tecnologia partindo da sala de aula em direção a outros espaços, refletindo a respeito de processos de informatização em órgãos públicos, análise do trabalho remoto emergencial e reflexão sobre cidades inteligentes, trazendo tópicos interessantes sobre tecnologia e sociedade. Em tempo, a equipe editorial da Revista Aproximação agradece o apoio da coordenação da Especialização em Gestão Pública Municipal na modalidade EaD da Universidade Estadual do Centro-Oeste quando da divulgação desta edição especial, que conta ainda com participantes de egressos, mostrando a pertinência das pesquisas desenvolvidas como encerramento do curso. Na Entrevista, a convidada é a professora Doutora Maria Luisa Furlan Costa, da Universidade Estadual de Maringá, uma pesquisadora que se dedica a investigar a questão das políticas da modalidade EaD, bem como outros temas transversais à área, e compartilha conosco algumas de suas reflexões. Um dos temas abordados se refere ao sistema Universidade Aberta do Brasil, que em 2022 completa 17 anos de existência. Em uma atuação conjunta envolvendo Governo Federal, Universidades e Prefeituras, o programa possibilita a oferta de cursos na modalidade Educação a Distância em cidades do interior. As graduações e pós-graduações também concentram esforços das instituições no que se refere a inovações em metodologias, designs e concepções pedagógicas, fazendo avançar a EaD pública no país com mais oportunidades e qualidade. Por fim, no que se refere à modalidade EaD e as percepções dos estudos publicados nesta edição, nota-se a importância dos atores deste processo educacional no sentido de que suas ações refletem de forma direta na elaboração de políticas públicas educacionais e nas interações dentro dos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, dessa forma, a relação entre estes três pilares é ponto crucial para o avanço qualitativo da modalidade em nosso país
  • Gestão Pública e Inovação
    Vol. 4 Núm. 9 (2022)

    Chegamos à nona edição da Revista Aproximação. Importante frisar que no mês de julho de 2022, a publicação foi aceita para fazer parte do Latindex, que é o Sistema Regional de Informação On-line para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Trata-se de uma rede que objetiva disseminar informações sobre as publicações científicas que são produzidas. A Aproximação está no Catálogo 2.0, focada em periódicos eletrônicos que atendem os padrões de qualidade editorial. Além disso, a revista também pode ser encontrada na Redib (Rede Ibero-Americana de Inovação e Conhecimento Científico), no Diadorim (Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras) e no Livre (Revistas de Livre Acesso).

    Outra novidade foi que a Revista Aproximação passou a aparecer na pesquisa da Plataforma Sucupira, com Qualis C, a partir da divulgação da avaliação 2017-2020 (importante frisar que a revista foi lançada em 2019). Infelizmente, nosso número de ISSN foi coletado de forma equivocada pela consulta tetraanual da Capes e as edições publicadas estão sob o ISSN 2675-258X para consulta.

    Em especial, esta edição contempla alguns textos adaptados que foram apresentados como Trabalhos de Conclusão de Curso na especialização MBA em Gestão Pública e Inovação, na modalidade Educação a Distância, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, realizada em 28 polos do Paraná. Trata-se do Dossiê #9 com o tema “Gestão Pública e Inovação”, que contempla relatos técnicos sobre ideias e práticas inovadoras em órgãos das administrações estadual e municipal, como secretaria de saúde, escola municipal, universidade estadual e um órgão executivo do trânsito. 

    Já na seção Geral, textos focam em práticas educativas, como novas perspectivas no Estágio Supervisionado e experiência com jogos, além da reflexão relacionada à importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação de jovens e adultos. Outro tópico abordado é a questão da desigualdade educacional no contexto da utilização de Educação Digital em sala de aula. 

    A entrevista da edição é com o pesquisador e professor Dr. Ernando Brito Gonçalves Junior, sobre Educação e Cinema. Assim, aborda como os filmes podem ser aliados em processos educativos.


  • Design Instrucional, Ensino Remoto Emergencial e Formação Docente
    Vol. 5 Núm. 10 (2023)

    É com prazer que trazemos ao lume a nossa décima edição, um número expressivo que demonstra nosso compromisso com a divulgação do saber científico, bem como sedimenta mais uma etapa para a consolidação da nossa revista.
    Importante destacar que recentemente a Revista Aproximação passou a fazer parte do Miguilim, que é o Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras. Além disso, foi incluída a parceria da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), tendo em vista que trata-se da rede de Educação Digital do Estado e que reúne os núcleos de Educação a Distância (EaD) das sete universidades estaduais do Paraná.Nesse sentido, nosso dossiê #10 aborda temas relacionados ao Design instrucional, Ensino Remoto Emergencial (ERE) e formação docente, questões de suma importância para o desenvolvimento da educação, do processo de ensino a distância e da maneira que os professores e professoras precisam estar cada vez mais atentos às novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem.
    Para finalizarmos nossa edição, contamos com a entrevista do professor Doutor Alberto Arriga Parada que atualmente é docente na Universidade Veracruzana Región Poza Rica Tuxpan no México. Com uma grande experiência no tema de novas tecnologias e educação, sua entrevista versa sobre seu novo projeto, a criação e utilização de podcasts com auxílio de Inteligência virtual como ferramentas pedagógicas. De forma muito clara e explicativa, o professor nos explicou sua metodologia, estratégias de utilização bem como um passo a passo de como organizar e produzir um podcast. Esperamos que vocês aproveitem nossa décima edição e nos vemos em nosso próximo número.