O USO DE MODALIZAÇÃO EM TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS: SINALIZAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE DIZER

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Resumo

Resumo: De acordo com Leal e Pinto (2009), as modalizações podem figurar implicitamente nos mais diferentes gêneros discursivos, mesmo não sendo instanciadas por marcadores linguísticos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo analisar como o fenômeno da modalização se configura nos textos multissemióticos em movimento, de modo restrito, nas videoanimações. A pesquisa delineia-se por um viés teórico, pautada na concepção de modalização como fenômeno discursivo (BRONCKART, 2012) e composta por análise da videoanimação “Alegoria das Longas Colheres”. Os resultados apontam que recursos semióticos, tais como cores, iluminação e enquadramento podem atuar como modalizadores na construção do projeto de dizer de textos em movimento.

 

PALAVRAS-CHAVE: Modalização. Textos multissemióticos. Videoanimação.

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Publicado

07-02-2023

Como Citar

Ferreira, H., & Santos da Silva, A. J. (2023). O USO DE MODALIZAÇÃO EM TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS: SINALIZAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE DIZER. Revista Interfaces, 13(2), 62–81. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7165

Edição

Seção

Artigos