A RECONTEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INTELIGIBILIDADE NO JORNALISMO CIENTÍFICO

Autores

Palavras-chave:

Recontextualização. Divulgação científica. Jornalismo científico.

Resumo

Para entender como se dá a inteligibilidade de discursos do campo do jornalismo científico, este artigo visa a observar o processo de recontextualização que transforma artigos científicos em matérias jornalísticas. Para isso, analisamos um artigo científico escrito por um pesquisador e professor da UFMG e a matéria jornalística referente a este artigo e que foi publicada no Boletim UFMG, jornal semanal produzido pelos jornalistas da universidade. O processo de recontextualização foi observado por meio de categorias de análise elaboradas por Ciapuscio (1997). Pudemos observar que os jornalistas utilizam diversas estratégias de recontextualização para fazer com que seus textos sejam compreendidos pelo público, e que textos mais inteligíveis permitem o desenvolvimento de uma cultura científica que dota os cidadãos de pensamento crítico sobre temas relacionados à ciência.

Biografia do Autor

Luana Macieira Barbosa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

22-04-2021

Como Citar

Barbosa, L. M. (2021). A RECONTEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INTELIGIBILIDADE NO JORNALISMO CIENTÍFICO. Revista Interfaces, 12(01), 25–37. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6462

Edição

Seção

Artigos