A RECONTEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INTELIGIBILIDADE NO JORNALISMO CIENTÍFICO

Authors

Keywords:

Recontextualização. Divulgação científica. Jornalismo científico.

Abstract

Para entender como se dá a inteligibilidade de discursos do campo do jornalismo científico, este artigo visa a observar o processo de recontextualização que transforma artigos científicos em matérias jornalísticas. Para isso, analisamos um artigo científico escrito por um pesquisador e professor da UFMG e a matéria jornalística referente a este artigo e que foi publicada no Boletim UFMG, jornal semanal produzido pelos jornalistas da universidade. O processo de recontextualização foi observado por meio de categorias de análise elaboradas por Ciapuscio (1997). Pudemos observar que os jornalistas utilizam diversas estratégias de recontextualização para fazer com que seus textos sejam compreendidos pelo público, e que textos mais inteligíveis permitem o desenvolvimento de uma cultura científica que dota os cidadãos de pensamento crítico sobre temas relacionados à ciência.

Author Biography

Luana Macieira Barbosa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Published

22-04-2021

How to Cite

Barbosa, L. M. (2021). A RECONTEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INTELIGIBILIDADE NO JORNALISMO CIENTÍFICO. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 12(01), 25–37. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6462

Issue

Section

Artigos