MODOS DE SIGNIFICAR NO DICIONÁRIO INFANTIL ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE A DEFINIÇÃO DOS SUBSTANTIVOS ABSTRATOS

Autores

  • Maria Cláudia Teixeira UNICAMP

Palavras-chave:

Dicionário Infantil, Definição, Significado, Efeitos de sentido

Resumo

Neste artigo, tomamos o dicionário infantil como discurso, trabalhando na chamada lexicografia discursiva aos moldes de Eni Orlandi e Horta Nunes, portanto, inscritos na Análise de Discurso francesa. O corpus deste estudo é composto por dicionários infantis de língua portuguesa, distribuídos nas escolas de ensino público fundamental pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2006 e 2012. Metodologicamente, recortamos para análise os verbetes iniciados pela letra “A”, tendo foco naqueles que não podem ser representados como coisas materiais, como os substantivos abstratos.

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Publicado

09-04-2017

Como Citar

Teixeira, M. C. (2017). MODOS DE SIGNIFICAR NO DICIONÁRIO INFANTIL ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE A DEFINIÇÃO DOS SUBSTANTIVOS ABSTRATOS. Revista Interfaces, 8(1), 115–123. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4760

Edição

Seção

Artigos