Sobre a Revista
Foco e Escopo
Interfaces: Revista de Letras e Linguística destina-se à publicação de textos de pesquisadores professores e de alunos de Pós-Graduação. IA revista mantém sua política editorial voltada à reflexão dos saberes e à divulgação da produção acadêmica nacional e internacional de trabalhos que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão, explorando preferencialmente as interfaces entre Língua e Literatura nas mais diversas abordagens, filosófica, epistemológica, analítica, empírica, crítica etc. Anualmente, publicamos um dossiê temático, organizado, preferencialmente por pesquisadores de outras instituições ou com um pesquisador externo, juntamente, com ium pesquisador da UNICENTRO - de áreas afins.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos submetidos são, inicialmente, analisados quanto à adequação da política editorial e às normas de publicação pelo Editor-Chefe, e posteriormente, enviados à avaliação em mútuo anonimato para dois parceristas integrantes da comissão científica e, também, quando necessário, a pareceristas ad hoc e, em caso de discordância, a um terceiro avaliador. Ressalte-se que o editor, mesmo quando se trata de dossiê se reserva a prerrogativa de observar se o artigo está dentro das normas do periódico e se não possuem excesso de notas de rodapé ou de citações muito longas. Os nomes dos pareceristas ad hoc são divulgados em uma lista por ocasião da publicação do número da revista, sem indicação dos artigos avaliados.
Periodicidade
A Revista Interfaces é trimestral, publicando, três edições, segundo um dossiê, sem orbrigatoriedade de a revista aceitar. O dossiê passa por avaliação às cegas e deve seguir as normas da revista.
Política de Acesso Livre
O acesso ao conteúdo da revista é livre e irrestrito, seguindo o princípio de que o conhecimento científico é um patrimônio da humanidade.
Revista Interfaces
Interfaces tem por objetivo estabelecer um fórum de discussão acerca da literatura e da linguística e está aberta para qualquer abordagem ou teoria, privilegiando, dessa forma, a diversidade de abordagens e de enfoques teórico-metodológicos no trato com a literatura e com a linguística. Também serão aceitos artigos que tratem de quaisquer desses objetos culturais em si, desde que haja alguma relação aos estudos literários e linguísticos
Conselho Editorial
Dra. Maria Cleci Venturini (Presidente / Editor-Gerente)
Dra. Adriana Elizabeth Minardi (UBA/CONICET)
Dr. Adail Sobral (UCPEL)
Dra. Alice Atsuko Matsuda (UTFPR)
Dra. Alejandra Vitale
Dra. Amanda Eloina Scherer (UFSM)
Dr. Antônio Esteves (UNESP)
Dra. Aracy Ernest (UCPEL)
Dr. Antonio Escandiel de Sousa (Unicruz)
Dra. Eneida Chaves (Universidadade Federal de São João Del Rey)
Dr. Eclair Antonio Almeida Filho (UNB)
Dr. Eduardo Pellejero (UFRN)
Dra. Elisabeth Fontoura Dorneles (Unicruz)
Dra. Gesualda dos Santos Rasia (UFPR)
Dr. Juan Mañuel López Muñoz (UCA/Cádiz/Espanha)
Dra. Luísa Lobo (UFRJ)
Dra. Maria da Glória Di Fanti (PUCRS)
Dra. Mary Neiva Surdi da Luz (UFFS/Chapecó)
Dra. Sonia Pascoalati (UEL)
Dra. Verli Petri da Silveira (UFSM)
Histórico do periódico
A Revista Interfaces surgiu em 2010 e tem se mantido ativa durante todos estes anos, sem interrupção. Circulava, inicialmente, semestralmente, publicando 8 (oito) artigos. A partir de 2016, passou a circular com três edições anuais, podendo incluir um dossiê temático por ano. Tem publicado, em função do aumento das submissões, 20 (vinte) artigos em cada edição, mas esse número não é fixo. É possível voltar a publicar 15 (quinze) artigos por edição, podendo uma das edições ser de dossiê temático.