AS CONTRIBUIÇÕES PARA O MODELO DIDÁTICO DO GÊNERO TRAGÉDIA GREGA, E A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM FIGURADA COM A INSERÇÃO DA CAPACIDADE DE LINGUAGEM LINGUÍSTICO-ESTILÍSTICA

Authors

Keywords:

tragédia grega, letramento literário, linguagem figurada, ensino fundamental.

Abstract

Este artigo propõe uma abordagem para o ensino da tragédia grega no Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento das capacidades de linguagem e interpretação literária dos alunos. Baseado em uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, o estudo busca adaptar a tragédia grega para torná-la acessível e relevante aos estudantes, sem comprometer sua complexidade e profundidade. Por meio da análise das características textuais, das condições de produção e dos mecanismos de textualização presentes nas obras trágicas, desenvolve-se um modelo didático que visa promover o letramento literário e a compreensão da linguagem figurada. Os resultados preliminares indicam uma abordagem eficaz para o ensino da tragédia grega.

 

Palavras-chave: tragédia grega, letramento literário, linguagem figurada, ensino fundamental.

Author Biography

Luís César Sparsbrod Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP.

Linguística Aplicada

Letras 

Published

24-05-2024

How to Cite

Sparsbrod Santos, L. C. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES PARA O MODELO DIDÁTICO DO GÊNERO TRAGÉDIA GREGA, E A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM FIGURADA COM A INSERÇÃO DA CAPACIDADE DE LINGUAGEM LINGUÍSTICO-ESTILÍSTICA. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 15(1), 104–120. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7693

Issue

Section

Artigos