ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA ACADÊMICOS SURDOS:

Authors

Keywords:

Surdos, Português, Leitura, Ensino Superior

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo contribuir com a compreensão da prática da leitura do surdo no ensino superior, valorizando a Libras como primeira língua, sendo esta compreendida como uma ferramenta necessária para a comunicação desses sujeitos. A pesquisa está dividida em duas partes: na primeira está a pesquisa bibliográfica e, na segunda parte, uma proposta didática para o desenvolvimento da leitura. A metodologia utilizada foi a análise documental. Os resultados apontam para a apropriação, durante a leitura do surdo no ensino superior, apenas de conceitos e não de outros mecanismos integrantes da língua portuguesa. É possível concluir, portanto, que há necessidade de maior desenvolvimento de materiais didáticos que tornem os surdos cada vez mais proficientes na leitura, principalmente no Ensino Superior.

Author Biographies

keyse Regiane Lepka da Cunha, Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Santa Amélia (2007). Graduação em Letras Português/Libras pela Faculdade Sant Ana (2017). Bacharel em Letras/Libras - Língua Brasileira de Sinais/Tradução e Interpretação, pela Unioeste (2021). Especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008); Arte e Educação pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE (2011); Educação Especial: Área da Surdez - LIBRAS Faculdades Integradas do Vale do Ivaí- UNIVALE (2012); Gestão Educacional: Organização Escolar e Trabalho Pedagógico pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. UEPG (2011). Atualmente estou cursando o mestrado em Letras , na Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO.

 

Cibele Krause Lemke, Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO

Possui graduação em Letras - habilitação em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas (2000); Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). Em 2008 e 2009 realizou doutorado sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, com bolsa do Banco Santander/USP. No ano de 2019, realizou Pós-Doutorado na Universidade de Southampton, Inglaterra, sendo Bolsista PDE - CNPq. É Professora Associada A da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Lidera o grupo de pesquisa Língua, Imigração e Identidade e atua na linha de pesquisa Ensino e aprendizagem de línguas em contextos linguisticamente complexos. Participa do Grupo de Pesquisa NaLíngua (Unesp), com especial interesse em questões de bilinguismo/multilinguismo na região sul do Brasil É docente do Curso de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO (PPGE). Entre 2020 e 2021, assumiu a vice coordenação do PPGE. É Coordenadora Institucional do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro. Foi presidente da Associação de Professores de Espanhol do Paraná (APEEPR) - 2013-2014. É membro da ALFAL (Asociación de Linguística y Filología de América Latina) e da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Foi Vice-Diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - SEHLA/ I (2010 - 2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando nos seguintes temas: pesquisa em contextos multilíngues, políticas linguísticas, formação de professores de línguas e práticas pedagógicas.

Docente do Departamento de Letras- DELET; do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e do Programa de Pós- Graduação em Letras – PPGL, da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6827638510072708

Published

24-05-2024

How to Cite

da Cunha, keyse R. L., & Krause Lemke, C. (2024). ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA ACADÊMICOS SURDOS:. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 15(1), 121–139. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7559

Issue

Section

Artigos