PRÁTICAS DE LETRAMENTOS PARA SURDOS NA DISCIPLINA PORTUGUÊS COMO L2: um olhar dialógico.

Authors

  • Fábio Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Keywords:

Práticas de letramentos. Surdo. Linguagem escrita, Dialogismo

Abstract

Este artigo pretende promover uma reflexão a partir de práticas de letramentos desenvolvidas na disciplina Português como L2 do curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Alagoas – UFAL com base numa perspectiva dialógica. Para tal, sob o viés dialógico bakhtiniano, utilizando-me de conceitos de língua/linguagem (BAKHTIN, 1998; BAKHTIN, 2010; BAKHTIN, 2011) e de leitura e escrita (BRASIL, 2006; ROJO, 2009; LODI, 2011, 2014; STELLA, 2013-2015), apresento um panorama sócio-histórico acerca das abordagens educacionais que nortearam (e norteiam) os processos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa escrita para surdo no Brasil e uma breve apreciação sobre os dados coletados na referida disciplina que aponta o desenvolvimento de práticas de letramentos que favorecem um encontro plurilinguístico no qual o surdo pode ver-se numa relação de diálogo por meio de produções escritas também.

Author Biography

Fábio Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Pesquisador, professor do ensino superior e leitor compulsivo. Em 2001, iniciei meus contatos com a língua de sinais brasileira (Libras) com sinalizantes de Libras e, a partir desse momento, participei de cursos informais e formais de Libras e de processos interpretativos/tradutórios dessa mesma língua no decorrer dos anos. Em 2008, graduei-me em Letras: Português/Inglês pela Universidade Federal de Alagoas - Ufal, fiz minha primeira pós-graduação em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário - Cesmac em 2011, meu mestrado em Linguística Aplicada (LA) pela Ufal em 2017 e estou em processo de doutoramento também em LA pela mesma universidade do estado de Alagoas. Como pesquisador, meus trabalhos têm concentração nos processos de ensino-aprendizagem de Libras e aspectos concernentes a metodologias de ensino-aprendizagem. Como professor, inicialmente como substituto na Ufal, de 2009 a 2011, e efetivo a partir disso, lecionando disciplinas como: Libras, Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa, Português como L2, Metodologia do Ensino de Libras, Português Instrumental, Projetos Integradores, Teoria Linguística I, Linguística Aplicada ao ensino de Libras e Estágio 2. Participei diretamente da fundação do Curso de Letras-Libras: Licenciatura da Ufal (2014.2), no qual leciono algumas das disciplinas citadas anteriormente. No que concerne à extensão, comumente estou envolvidos em projetos com esse formato, quer seja como coordenador ou professor. Dentre os projetos de extensão, destaco que fui coordenador e professor do projeto Casa de Cultura e Expressão Gestovisual (CCEV-Ufal), ação pioneira no estado de Alagoas. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Libras. Participo do grupo de pesquisa via CNPq "Observatório da linguagem em uso" (Observu) - UFAL.

Published

04-04-2020

How to Cite

dos Santos, F. R. (2020). PRÁTICAS DE LETRAMENTOS PARA SURDOS NA DISCIPLINA PORTUGUÊS COMO L2: um olhar dialógico. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 11(01), 49–62. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6177

Issue

Section

Artigos