REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA DE RELAÇÕES SOCIOCULTURAIS DESIGUAIS DE PODER EM A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO LITERÁRIO

Authors

  • Maria Valdenia da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Lizandra Lima de Souza Universidade Estadual do Ceará

Keywords:

Discurso, Ideologia, Representação, Clarice Lispector, A hora da estrela

Abstract

Resumo

O presente artigo constitui um estudo sobre A hora da estrela, de Clarice Lispector, cujo  objetivo é analisar como os sentidos sobre as relações socioculturais desiguais de poder são constituídos e reproduzidos por meio da construção discursiva das personagens, em especial Rodrigo e Macabéa. Para tanto, utilizaremo-nos da Teoria Social do Discurso, uma abordagem da Análise de Discurso Crítica (ADC), concentrando-nos nos aportes teóricos de Fairclough (2001, 2003, 2003b), nos estudos sobre a construção da identidade nacional brasileira (FIORIN, 2009; OLIVEN, 2011) e sobre as opressões de gênero e classe (SAFFIOTI, 1976, 1987, 1999; BEAUVOIR, 1980a, 1980b). A análise da obra nos permite pensar a nossa forma de olhar para o outro, observando as relações desiguais de gênero e classe social.   

 

Author Biographies

Maria Valdenia da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Professora adjunta do Curso de Letras e do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras da Universidade Estadual do Ceará/Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central.

Lizandra Lima de Souza, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Letras, Especialista em Literatura e Formação do Leitor e aluna do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras da Universidade Estadual do Ceará

Published

30-12-2018

How to Cite

da Silva, M. V., & Souza, L. L. de. (2018). REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA DE RELAÇÕES SOCIOCULTURAIS DESIGUAIS DE PODER EM A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO LITERÁRIO. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 9(4), 11–24. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5436

Issue

Section

Artigos