A FUNÇÃO DO MAS EM ARTIGOS DE OPINIÃO PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Carla Catarina Silva Universidade Estadual de Maringá

Keywords:

Conectivos, Marcadores Discursivos (MDs), Linguística funcional

Abstract

Este artigo propõe, à luz da Linguística Funcional, compreender as funções do mas em textos opinativos produzidos por alunos do ensino médio, visto a atuação desse como conectivo e como Marcador Discursivo (MD). Para tanto, baseados, principalmente, nos trabalhos de Castilho (2010) e Antonio, Hintze e Alves (2014), investigamos como ocorre tal atuação em se tratando da função das relações que o elemento mas estabelece nos textos, mais especificamente em Artigos de Opinião produzidos por alunos do 3º ano do ensino médio de um colégio público da cidade de Jacarezinho/PR. Os resultados apontam que a maior parte das ocorrências do mas marcam atuação como conectivo, indicando contraste. Verificamos, também, uma ocorrência do elemento como MD, e outra ainda como conectivo, não na indicação de contraste, mas parte de um dos elementos de sentenças correlativas.

Author Biography

Carla Catarina Silva, Universidade Estadual de Maringá

Estudante de Mestrado em Letras (área de Estudos Linguísticos, linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Línguas) da Universidade Estadual de Maringá/PR.

Published

30-01-2017

How to Cite

Silva, C. C. (2017). A FUNÇÃO DO MAS EM ARTIGOS DE OPINIÃO PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 7(3), 79–90. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4633

Issue

Section

Artigos