ATIVIDADES MEDIADAS PELA LINGUAGEM CONCRETIZADAS PELOS GÊNEROS DE TEXTOS EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Authors

  • PAULA FRANCINETI RIBEIRO DE ARAUJO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO

Keywords:

Gêneros de texto. Conjuntos de gênero. Sistema de textos. Sistema de atividades. Estágio supervisionado

Abstract

Neste artigo são nossos objetivos descrever os parâmetros do contexto de produção das interações no curso técnico de Eletrotécnica e de Eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus São Luís-Monte Castelo no qual os alunos-estagiários se engajam com base no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2007); e, circunscrever e definir o conjunto de textos, o sistema de textos e o sistema de atividades com base na sociorretórica (BAZERMAN, 2005, 2006) Ao identificarmos todas as práticas de linguagem com as quais eles devem se envolver para realizar suas atividades, para comunicar-se com o professor-orientador, definimos também as competências, desafios e oportunidades de aprendizagem que devem ser oferecidas pela disciplina de língua portuguesa.

Author Biography

PAULA FRANCINETI RIBEIRO DE ARAUJO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO

PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO IFMA, COM DOUTORADO E PÓS-DOUTORADO EM LINGUÍSTICA APLICADA.

Published

23-05-2017

How to Cite

RIBEIRO DE ARAUJO, P. F. (2017). ATIVIDADES MEDIADAS PELA LINGUAGEM CONCRETIZADAS PELOS GÊNEROS DE TEXTOS EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 8(1), 124–139. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4610

Issue

Section

Artigos