Entre o fio de Ariadne e o leito de Procusto: Reflexões sobre a (busca da) qualidade na educação brasileira
Keywords:
Qualidade, Educação, DesconstruçãoAbstract
O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a recorrência do conceito ‘qualidade’ nos trabalhos que se referem à criação ou problematização de ações relacionadas às políticas publicas da educação no Brasil. Dessa forma, ao reunir alguns textos referentes ao assunto, nota-se que alguns autores, como Machado (2012), Dourado (2007) e Gadotti (2013) propõem a desconstrução do próprio termo, antes que se pense em iniciativas que visem à melhoria no cenário da educação nacional, bem como a desconstrução do que vem a ser educação e sobre os modos como ela tem sido vista em vários contextos. Aqui se critica a mercantilização da educação e das políticas que visam transformá-la em um mercado de ‘investimentos’. Isso porque o próprio modo de perceber as definições de qualidade pode implicar em (re) direcionamentos distintos de ações para alcançá-la.Downloads
Published
30-01-2017
How to Cite
Silveira, E. L. (2017). Entre o fio de Ariadne e o leito de Procusto: Reflexões sobre a (busca da) qualidade na educação brasileira. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 7(3), 91–96. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4271
Issue
Section
Artigos