AS CONTRIBUIÇÕES PARA O MODELO DIDÁTICO DO GÊNERO TRAGÉDIA GREGA, E A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM FIGURADA COM A INSERÇÃO DA CAPACIDADE DE LINGUAGEM LINGUÍSTICO-ESTILÍSTICA

Autores

Palavras-chave:

tragédia grega, letramento literário, linguagem figurada, ensino fundamental.

Resumo

Este artigo propõe uma abordagem para o ensino da tragédia grega no Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento das capacidades de linguagem e interpretação literária dos alunos. Baseado em uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, o estudo busca adaptar a tragédia grega para torná-la acessível e relevante aos estudantes, sem comprometer sua complexidade e profundidade. Por meio da análise das características textuais, das condições de produção e dos mecanismos de textualização presentes nas obras trágicas, desenvolve-se um modelo didático que visa promover o letramento literário e a compreensão da linguagem figurada. Os resultados preliminares indicam uma abordagem eficaz para o ensino da tragédia grega.

 

Palavras-chave: tragédia grega, letramento literário, linguagem figurada, ensino fundamental.

Biografia do Autor

Luís César Sparsbrod Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP.

Linguística Aplicada

Letras 

Downloads

Publicado

24-05-2024

Como Citar

Sparsbrod Santos, L. C. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES PARA O MODELO DIDÁTICO DO GÊNERO TRAGÉDIA GREGA, E A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM FIGURADA COM A INSERÇÃO DA CAPACIDADE DE LINGUAGEM LINGUÍSTICO-ESTILÍSTICA. Revista Interfaces, 15(1), 104–120. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7693

Edição

Seção

Artigos