Rotas para Educação Linguística Crítica como ferramentas de mediação em cursos de formação de professores/as de língua inglesa

Autores

Palavras-chave:

Material Didático, Formação de Professores/as de Língua Inglesa, Letramento Crítico, Letramento Digital, Letramento Profissional.

Resumo

Neste artigo, apresentamos parte de um material didático que constitui uma coleção de oito volumes denominada Cleret (Rotas para Educação Linguística Crítica para Professores de Inglês). Ao apresentar dois destes oito volumes, nosso principal objetivo é discutir o potencial dos respectivos volumes, no que concerne às esferas acadêmica e profissional, como ferramenta de mediação para o desenvolvimento do letramento crítico, digital e profissional na formação de professores de língua inglesa.  Os volumes analisados evidenciam a preocupação em prover aos formadores de professores de língua inglesa um material didático que possibilite trabalhar o letramento crítico, digital e profissional concomitantemente englobando aspectos teóricos e metodológicos nos quais o processo de ensino, aprendizagem e avaliação estão ancorados assim como o conteúdo dos objetos de ensino.

Biografia do Autor

Francini Percinoto Poliseli Corrêa, UNESPAR - campus de Apucarana

Possui graduação em Letras Português/Inglês, especialização em Língua e Literatura de Língua Inglesa (UEL), mestrado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), doutorado em Estudos da Linguagem (UEL). Tem experiência no ensino de língua inglesa, portuguesa e literatura brasileira no Ensino Fundamental II, Ensino Médio (escolas públicas e privadas) e Ensino Superior (UNESPAR) com ênfase em Linguística e Letras em cursos de Comércio Exterior, Secretariado Executivo, Turismo e Letras Inglês . Seus interesses de pesquisa incluem letramentos acadêmicos, formação de professores, ensino/aprendizagem de línguas por meio de gêneros textuais e novas tecnologias. Em 2012 e 2013 atuou como copesquisadora no Projeto internacional: Iniciativas de Ensino de Leitura e Escrita no Ensino Superior na América Latina, coordenado pelo Dr. Charles Bazerman, EUA, da Universidade de Califórnia, Santa Barbara. Faz parte do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (UEL), liderado pela Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão, atualmente desenvolvendo pesquisa integrada a outras universidades paranaenses com foco em letramentos acadêmicos.

Downloads

Publicado

07-02-2023

Como Citar

Corrêa, F. P. P., & Cristovão, V. L. L. (2023). Rotas para Educação Linguística Crítica como ferramentas de mediação em cursos de formação de professores/as de língua inglesa. Revista Interfaces, 13(2), 188–208. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7151

Edição

Seção

Artigos