A FUNÇÃO DO MAS EM ARTIGOS DE OPINIÃO PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Carla Catarina Silva Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Conectivos, Marcadores Discursivos (MDs), Linguística funcional

Resumo

Este artigo propõe, à luz da Linguística Funcional, compreender as funções do mas em textos opinativos produzidos por alunos do ensino médio, visto a atuação desse como conectivo e como Marcador Discursivo (MD). Para tanto, baseados, principalmente, nos trabalhos de Castilho (2010) e Antonio, Hintze e Alves (2014), investigamos como ocorre tal atuação em se tratando da função das relações que o elemento mas estabelece nos textos, mais especificamente em Artigos de Opinião produzidos por alunos do 3º ano do ensino médio de um colégio público da cidade de Jacarezinho/PR. Os resultados apontam que a maior parte das ocorrências do mas marcam atuação como conectivo, indicando contraste. Verificamos, também, uma ocorrência do elemento como MD, e outra ainda como conectivo, não na indicação de contraste, mas parte de um dos elementos de sentenças correlativas.

Biografia do Autor

Carla Catarina Silva, Universidade Estadual de Maringá

Estudante de Mestrado em Letras (área de Estudos Linguísticos, linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Línguas) da Universidade Estadual de Maringá/PR.

Downloads

Publicado

30-01-2017

Como Citar

Silva, C. C. (2017). A FUNÇÃO DO MAS EM ARTIGOS DE OPINIÃO PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Interfaces, 7(3), 79–90. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4633

Edição

Seção

Artigos