A FUNÇÃO DO MAS EM ARTIGOS DE OPINIÃO PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Conectivos, Marcadores Discursivos (MDs), Linguística funcionalResumo
Este artigo propõe, à luz da Linguística Funcional, compreender as funções do mas em textos opinativos produzidos por alunos do ensino médio, visto a atuação desse como conectivo e como Marcador Discursivo (MD). Para tanto, baseados, principalmente, nos trabalhos de Castilho (2010) e Antonio, Hintze e Alves (2014), investigamos como ocorre tal atuação em se tratando da função das relações que o elemento mas estabelece nos textos, mais especificamente em Artigos de Opinião produzidos por alunos do 3º ano do ensino médio de um colégio público da cidade de Jacarezinho/PR. Os resultados apontam que a maior parte das ocorrências do mas marcam atuação como conectivo, indicando contraste. Verificamos, também, uma ocorrência do elemento como MD, e outra ainda como conectivo, não na indicação de contraste, mas parte de um dos elementos de sentenças correlativas.Downloads
Publicado
30-01-2017
Como Citar
Silva, C. C. (2017). A FUNÇÃO DO MAS EM ARTIGOS DE OPINIÃO PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Interfaces, 7(3), 79–90. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4633
Edição
Seção
Artigos