Entre o fio de Ariadne e o leito de Procusto: Reflexões sobre a (busca da) qualidade na educação brasileira

Autores

  • Ederson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Qualidade, Educação, Desconstrução

Resumo

O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a recorrência do conceito ‘qualidade’ nos trabalhos que se referem à criação ou problematização de ações relacionadas às políticas publicas da educação no Brasil. Dessa forma, ao reunir alguns textos referentes ao assunto, nota-se que alguns autores, como Machado (2012), Dourado (2007) e Gadotti (2013) propõem a desconstrução do próprio termo, antes que se pense em iniciativas que visem à melhoria no cenário da educação nacional, bem como a desconstrução do que vem a ser educação e sobre os modos como ela tem sido vista em vários contextos. Aqui se critica a mercantilização da educação e das políticas que visam transformá-la em um mercado de ‘investimentos’. Isso porque o próprio modo de perceber as definições de qualidade pode implicar em (re) direcionamentos distintos de ações para alcançá-la.

Biografia do Autor

Ederson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; pós-graduando em Ontologia e Epistemologia, Membro pesquisador do Grupo Formação de Professores de Línguas e Literatura - FORPROLL/CNPq e do  Grupo de Estudos em Territorialidades da Infância e Formação Docente (GESTAR/CNPq). Têm interesse e formação no campo de estudos literários, linguísticos e filosóficos sobretudo em torno de autores como Bakhtin, Blanchot, Butler, Foucault, Lacan e Pêcheux.

Downloads

Publicado

30-01-2017

Como Citar

Silveira, E. L. (2017). Entre o fio de Ariadne e o leito de Procusto: Reflexões sobre a (busca da) qualidade na educação brasileira. Revista Interfaces, 7(3), 91–96. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4271

Edição

Seção

Artigos