Avaliação da implantação de um guia da harmonização de vinhos e queijos em uma empresa familiar<p>Assessment of the implementation of a wine and cheese pairing guide in a family-owned business
Palavras-chave:
Empresas familiares, Vendas, Comércio, Guia de harmonização.Resumo
Esta pesquisa avaliou a implementação de um guia de harmonização em uma empresa familiar do setor comercial do ramo alimentício. O estudo possui caráter descritivo-exploratório, abordando problemas de forma qualitativa, sendo no final elaborado um relato técnico. Para identificar o principal desafio da empresa foi realizado um diagnóstico situacional da empresa, em especial do setor comercial. Dessa análise, o gestor considerou o processo de vendas o item com maior necessidade de intervenção. O principal motivador disso foram os diversos problemas relacionados ao baixo conhecimento das vendedoras e dos clientes em relação à harmonização dos vinhos e queijos vendidos do estabelecimento. Com intuito de mitigar o problema, foi elaborado um guia de harmonização dos produtos comercializados opções de comidas. Na avaliação da implantação do referente guia com questionários de opinião, obteve-se: a) por parte dos clientes que a ferramenta auxilia de forma bem clara, concisa e fácil a escolha do vinho e queijo; b) do ponto de vista dos colaboradores que o processo de vendas ficou mais simplificado com a diminuição de intervenções realizadas pelo sommelier da empresa; c) na opinião do gestor que a ideia foi muito bem recebidas por todos na empresa e que há a pretensão de expandir o guia para outros segmentos.Referências
BAKER, A., Donthu, N., & Kumar, V. (2016). Investigating how word-of-mouth conversations about brands influence purchase and retransmission intentions. Journal of Marketing Research, 53(2), 225-239.
BRANDT, G. T.; SCHEFFER, A. B. B.; GALLON, S. Sucessão Familiar em Empresa do Agronegócio. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 9, n. 1, p. 112-138, 2020
COSTA, A. S. C; SANTANA, L. C; TRIGO, A. C. Qualidade do atendimento ao cliente: um grande diferencial competitivo para as organizações. Revista de Iniciação Científica – RIC Cairu., v. 02, n. 02, p. 155-172, jun. 2015
DAFT, R. L.; SORMUNEN, J.; PARKS, D. Chief executive scanning, environmental characteristics and company performance: an empirical study. Strategic Management Journal, v. 9, n. 2, Mar./Apr. 1988
DAVIS, F. D. (1989), “Perceived usefulness, perceived ease of use and user acceptance of information technology” Mis Quarterly, Vol. 13 No. 3, pp. 319-340
FARIA, M.; MOTTA, P. Pessoas com deficiência visual: barreiras para o turismo de laser. Revista Turismo em Análise, v. 23, p. 691-717,2012.
FERREIRA, J. Cavalcante (2011). Manual de Vendas para Novos Vendedores: Uma abordagem prática da aplicação dos principais conceitos da programação neolinguística para quem deseja ampliar sua capacidade de comunicação em negociações e vendas.111 páginas. Ed. IFRN 2011.Natal
GUERREIRO, R.; FREZATTI, F.; CASADO, T. Em busca de um melhor entendimento da contabilidade gerencial através da integração de conceitos da psicologia, cultura organizacional e teoria institucional. Revista Contabilidade & Finanças - USP, v.17(n.spe1), p. 7-21, 2006.
HANASHIRO, D. M. M., TEIXEIRA, M. L. M. & Zacarelli, L. M. (2008). Gestão do Fator Humano: uma visão baseada em stakeholders. 2. Ed. São Paulo: Saraiva
HAMMER, Michael; CHAMPY, James. Reengineering the corporation. New York: HarperBusiness, 1994.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Empresas familiares no Brasil. Disponível em https://www.ibge.gov.br/busca.html?searchword=empresas+familiares+no+brasil. Acesso em 01 de setembro de 2023.
KOTLER, P.; KELLER, K. Marketing management. São Paulo: Pearson, 2016.
MANDELLI, Anielli da Silveira. Qualidade no atendimento ao cliente. 40 páginas. Monografia do Curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, 2014.
MARQUES, F. Guia prático da excelência em serviços: como conquistar clientes, aumentar os lucros e viver melhor! São Paulo: Nobel, 2006.
MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MONTEIRO, Eliezer Nicolau Rodrigues. Qualidade no atendimento ao cliente: um estudo de caso da Paracatu Autopeças Ltda – Paracatu/MG. 2011. Monografia (Bacharelado em Administração). Faculdade Tecsoma- FATEC, Paracatu- Minas Gerais, 2011.,
O’HARA, W. T. (2004). Centuries of success: lessons from the world’s most enduring family businesses. Adams Media.
PALADINI, E. P. Gestão Estratégica da Qualidade: princípios, métodos e processos. São Paulo: Atlas, 2008.
SATISH J., & Peter, K. (2004). Customer response capability in a sense-and-respond era: The role of customer knowledge process. Journal of the Academy of Marketing Science, 32(3), 219-233.
SEBRAE. Conheça as 8 principais técnicas de vendas Disponível em ebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-as-8-principais-tecnicas-de-vendas, a4f0bbd7f0f07810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em 06 de out. 2023.
VAN DER MERWE, S. P. (2011). An investigation into the suitability of younger generation successors in small and medium-sized family businesses. South African Journal of Business Management, v. 42, n. 1, p. 31–44.
WALTERS, B. A.; JIANG, J. J.; KLEIN, G. Strategic information and strategic decision making: the EIS/ CEO interface in smaller manufacturing companies. Information & Management, vol. 40, n. p. 487-495, 2003.
WONG, K.H., Chang, H.H., & Yeh, C.H. (2019). The effects of consumption values and relational benefits on smartphone brand switching behavior. Information Technology & People, 22(4), 217-243.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.