Avaliação da implantação de um guia da harmonização de vinhos e queijos em uma empresa familiar<p>Assessment of the implementation of a wine and cheese pairing guide in a family-owned business
Keywords:
Empresas familiares, Vendas, Comércio, Guia de harmonização.Abstract
Esta pesquisa avaliou a implementação de um guia de harmonização em uma empresa familiar do setor comercial do ramo alimentício. O estudo possui caráter descritivo-exploratório, abordando problemas de forma qualitativa, sendo no final elaborado um relato técnico. Para identificar o principal desafio da empresa foi realizado um diagnóstico situacional da empresa, em especial do setor comercial. Dessa análise, o gestor considerou o processo de vendas o item com maior necessidade de intervenção. O principal motivador disso foram os diversos problemas relacionados ao baixo conhecimento das vendedoras e dos clientes em relação à harmonização dos vinhos e queijos vendidos do estabelecimento. Com intuito de mitigar o problema, foi elaborado um guia de harmonização dos produtos comercializados opções de comidas. Na avaliação da implantação do referente guia com questionários de opinião, obteve-se: a) por parte dos clientes que a ferramenta auxilia de forma bem clara, concisa e fácil a escolha do vinho e queijo; b) do ponto de vista dos colaboradores que o processo de vendas ficou mais simplificado com a diminuição de intervenções realizadas pelo sommelier da empresa; c) na opinião do gestor que a ideia foi muito bem recebidas por todos na empresa e que há a pretensão de expandir o guia para outros segmentos.References
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