O USO DO VÍDEO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNICENTRO/IRATI
Resumo
THE USE OF VIDEO AS A TOOL TO SUPPORT THE TEACHING AND LEARNING PROCESS IN THE DISTANCE PEDAGOGY COURSE AT UNICENTRO/IRATI
Este texto descreve a utilização do vídeo no processo de ensino e aprendizagem econtextualiza sua importância na prática atual,apresentando um relato do uso das videoaulas para o Curso de Pedagogia a distância/UNICENTRO/Irati . O objetivo deste relato é compartilhar da experiência com o uso do vídeo enquanto uma tecnologia mediática para fins pedagógicos e instrumento de ensino e aprendizagem para professores e alunos.
Referências
PARECER CNE/CEB Nº: 12/2012. Diretrizes Operacionais para a oferta de Educação a Distância (EAD), em regime de colaboração entre os sistemas de ensino.
RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia.
PARANÁ. Irati. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Irati: DEPED/UAB/UNICENTRO. 2012.
MORAN, José Manuel. Vídeos são instrumentos de comunicação e de produção. Portal do Professor. Entrevista publicada no Portal do Professor MEC em 06.03.2009. Disponível em:<http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/videos.pdf>. Acesso em 04 de outubro de 2021.
RESOLUÇÃO Nº 086/2005-CEPE/UNICENTRO Cria o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO e aprova o seu Regulamento. < https://sgu.unicentro.br/pcatooficiais/imprimir/4B2DBA85>. Acesso em 13 de outubro de 2021.
SANTINELLO, J.; KNUPPEL, M. A. C. A trajetória da Universidade Estadual do
Centro-Oeste/PR/BR com relação à educação a distância-EAD institucional. In:
BRITO, G. S. (Org.). Cadernos de educação a distância. Curitiba: UFPR,
v. 1, p. 59-76.
SANTORO, Luiz Fernando. A imagem nas mãos: o vídeo popular no Brasil. São Paulo: Summus, 1989.
SILVA, Janete Borges. O vídeo como recurso didático. Monografia-Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Chuí, Rio Grande do Sul, 2009.