O USO DO VÍDEO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNICENTRO/IRATI

Autores

  • Marisa Schneckenberg Unicentro - Curso de Pedagogia Irati
  • Sandra Aparecida Machado Polon Unicentro - Curso de Pedagogia Irati
  • Patrícia Maria Bonato Unicentro https://orcid.org/0000-0003-2396-2870

Resumo

THE USE OF VIDEO AS A TOOL TO SUPPORT THE TEACHING AND LEARNING PROCESS IN THE DISTANCE PEDAGOGY COURSE AT UNICENTRO/IRATI

Este texto descreve a utilização do vídeo no processo de ensino e aprendizagem econtextualiza sua importância na prática atual,apresentando um relato do uso das videoaulas para o Curso de Pedagogia a distância/UNICENTRO/Irati . O objetivo deste relato é compartilhar da experiência com o uso do vídeo enquanto uma tecnologia mediática para fins pedagógicos e instrumento de ensino e aprendizagem para professores e alunos.

Biografia do Autor

Marisa Schneckenberg, Unicentro - Curso de Pedagogia Irati

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/ UNICENTRO-PR. Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia a distância da UNICENTRO/Irati. Doutora em Educação. E-mail: marisaunicentro@hotmail.com

Sandra Aparecida Machado Polon, Unicentro - Curso de Pedagogia Irati

Professora do Curso de Pedagogia e Coordenadora do Curso de Pedagogia a distância da UNICENTRO/Irati. Doutora em Educação. E-mail: sandrapolon@yahoo.com.br

Patrícia Maria Bonato, Unicentro

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1999), com experiência na área de Administração e Economia com ênfase em Gestão Financeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação – PPGE UNICNETRO. Pesquisadora na área de Inovação e Educação a distância–Metodologias Ativas na Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e Educação a distância – UNICENTRO/Irati. Email: maria.bonato333@gmail.

Referências

PARECER CNE/CEB Nº: 12/2012. Diretrizes Operacionais para a oferta de Educação a Distância (EAD), em regime de colaboração entre os sistemas de ensino.

RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia.

PARANÁ. Irati. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Irati: DEPED/UAB/UNICENTRO. 2012.

MORAN, José Manuel. Vídeos são instrumentos de comunicação e de produção. Portal do Professor. Entrevista publicada no Portal do Professor MEC em 06.03.2009. Disponível em:<http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/videos.pdf>. Acesso em 04 de outubro de 2021.

RESOLUÇÃO Nº 086/2005-CEPE/UNICENTRO Cria o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO e aprova o seu Regulamento. < https://sgu.unicentro.br/pcatooficiais/imprimir/4B2DBA85>. Acesso em 13 de outubro de 2021.

SANTINELLO, J.; KNUPPEL, M. A. C. A trajetória da Universidade Estadual do

Centro-Oeste/PR/BR com relação à educação a distância-EAD institucional. In:

BRITO, G. S. (Org.). Cadernos de educação a distância. Curitiba: UFPR,

v. 1, p. 59-76.

SANTORO, Luiz Fernando. A imagem nas mãos: o vídeo popular no Brasil. São Paulo: Summus, 1989.

SILVA, Janete Borges. O vídeo como recurso didático. Monografia-Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Chuí, Rio Grande do Sul, 2009.

Downloads

Publicado

13-01-2022