GESTÃO ESCOLAR, PLANEJAMENTO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PRÁTICAS E CONCEPÇÕES

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Resumo

 

RESUMO

No cenário educacional atual, no qual se configura as práticas democráticas e participativas da gestão escolar, a construção do Projeto Político Pedagógico representa o elemento essencial nesta nova concepção, Isto porque, quanto maior a integração da comunidade escolar em torno de suas ações, objetivos e metas, melhores serão os resultados alcançados e desejados. O presente trabalho intitulado, Gestão escolar, planejamento e projeto político pedagógico: práticas e concepções, partiu da necessidade de se desenhar um instrumento norteador das práticas educativas, funcionamento e organização da unidade escolar, com a participação de todos os seus segmentos que a compõe. No que tange às diferentes discussões aqui apresentadas, além do Projeto Político Pedagógico, discutiremos sobre gestão democrática e planejamento. Para isso, utilizamos autores como Elliot (1994), Padilha (2002), Libâneo (2004), Cacassus (2001), entre outros de igual relevância.

 PALAVRAS-CHAVE: Projeto Político Pedagógico. Planejamento. Gestão democrática.

 

 

Biografia do Autor

Jucenilton Alves dos Santos, Universidade Federal de São Carloos - UFSCar

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2015-2017); Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2012-2013); Especialista em Leitura, Produção e Interpretação de Textos pelas Faculdades Integradas Euclides Fernandes - FIEF (2011-2012); Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade de Educação Superior do Piemonte da Chapada - FESPC (2011-2012); Graduado em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2005-2009). Membro do Corpo Editorial da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) da UFSCar. Tem experiência na área de Ciências Humanas com ênfase em Antropologia (gênero, sexualidade) e Educação (Práticas Pedagógicas, Gestão Escolar e Formação de Professores), na área de Linguística, Letras e Artes com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa, Leitura, Escrita e Gêneros Discursivos e na área de Ciências Políticas com ênfase em Políticas Públicas e Movimentos Sociais.

Referências

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Publicado

17-12-2020