GESTÃO ESCOLAR, PLANEJAMENTO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PRÁTICAS E CONCEPÇÕES
Resumen
RESUMO
No cenário educacional atual, no qual se configura as práticas democráticas e participativas da gestão escolar, a construção do Projeto Político Pedagógico representa o elemento essencial nesta nova concepção, Isto porque, quanto maior a integração da comunidade escolar em torno de suas ações, objetivos e metas, melhores serão os resultados alcançados e desejados. O presente trabalho intitulado, Gestão escolar, planejamento e projeto político pedagógico: práticas e concepções, partiu da necessidade de se desenhar um instrumento norteador das práticas educativas, funcionamento e organização da unidade escolar, com a participação de todos os seus segmentos que a compõe. No que tange às diferentes discussões aqui apresentadas, além do Projeto Político Pedagógico, discutiremos sobre gestão democrática e planejamento. Para isso, utilizamos autores como Elliot (1994), Padilha (2002), Libâneo (2004), Cacassus (2001), entre outros de igual relevância.
PALAVRAS-CHAVE: Projeto Político Pedagógico. Planejamento. Gestão democrática.
Citas
BORDIGNON, Genuíno e GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão da educação: município e escola. IN: FERREIRA, N. S. e AGUIAR, M. A. (Orgs.). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2002.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, v. 134, n. 248, p. 27833-841, 23 dez. 1996.
CASASSUS, Juan. A Reforma Educacional na América Latina no Contexto de Globalização. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: FCC. N° 114, de novembro de 2001.
CURY, Roberto Jamil. Gestão democrática dos sistemas públicos de ensino. In. OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Gestão Educacional: Novos Olhares, Novas Abordagens. Petrópolis: Vozes, 2005.
ELLIOT, John. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. In:
GADOTTI, Moacir (1994). "Pressupostos do projeto pedagógico". Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. Brasília: MEC, 28/ago. a 2/set.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
LIMA, Licínio C. A Escola Como Organização Educativa. São Paulo: Ed. Cortez, 2001.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento Dialógico - como construir o projeto político pedagógico da escola, Ed.Cortez, São Paulo, 2002.
SCHEIN, E. H. Organizational culture and leadership. San Francisco: Jossey-Bass, 1992.
VEIGA, I.P. Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. 4ª ed. Campinas: Papirus, 1997.