STREAMYARD E LIVES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE PESQUISA

Autores/as

  • Taissa Vieira Lozano Burci UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - APUCARANA
  • Dayane Horwat Imbriani de Oliveira
  • Silvia Eliane de Oliveira Basso
  • Camila Tecla Mortean Mendonça
  • Maria Luisa Furlan Costa

Resumen

STREAMYARD AND LIVES: A RESEARCH GROUP EXPERIENCE REPORT

O relato de experiência tem como objetivo compartilhar uma das ações do grupo GPEaDTEC que culminou na organização e transmissão de lives pelo estúdio virtual Streamyard com a intenção de contribuir com o compartilhamento de informações e cooperar com a resiliência social necessária em tempos pandêmicos. As temáticas foram baseadas nas demandas educacionais, nas experiências dos pesquisadores e fundamentadas a partir dos estudos do próprio grupo. A ação desenvolvida alcançou seus objetivos e atingiu pessoas em diversas regiões do país, contribuindo com práticas de resiliência social em tempos de pandemia.

Palavras-chave: Lives. Resiliência social. Grupo de pesquisa. Educação. 

Biografía del autor/a

Taissa Vieira Lozano Burci, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - APUCARANA

Possui Graduação em Pedagogia (UEM), Especialização em Educação Especial (UEM), Mestrado e Doutorado em Educação (UEM).

Dayane Horwat Imbriani de Oliveira

Possui Graduação em Letras - Português/Inglês (FGU). Especialização em Metodologias e Técnicas de Ensino (UTFPR). Especialização em História, Arte e Cultura. (UEPG). Mestrado em Educação (UEM). Doutoranda em Educação (UEM).

Silvia Eliane de Oliveira Basso

Possui Graduação em História (Unipar). Graduação em Pedagogia (UEM). Especialização em História do Mundo Contemporâneo (Unipar). Mestrado e Doutorado em Educação (UEM). 

Camila Tecla Mortean Mendonça

Possui Graduação em Pedagogia e História (Unicesumar). Especialista em Docência no Ensino Superior (2011), Gestão Escolar - Administração, Supervisão e Orientação (2012), Atendimento Educacional Especializado - AEE (2014), Educação a distância e as tecnologias educacionais (2014) e Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação (2019) pela Unicesumar. Mestrado em Educação (UEM). Doutoranda em Educação (UEM)

Maria Luisa Furlan Costa

Possui Graduação em História (UEM). Mestrado em Educação (UEM). Doutorado em Educação (Unesp/Araraquara).

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015a. v. 1.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

MOREIRA, António J.; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, 20(26). 2020

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra, Portugal:

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SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. (Org.). 2ed. São Paulo: Mercado das Letras, 2010.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico]. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2013. Disponível em:

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Metodologia_do_Trabalho_Cient%C3%ADfico_-

_1%C2%AA_Edi%C3%A7%C3%A3o_-_Antonio_Joaquim_Severino_-_2014.pdf>.

Acesso em: 09 out. 2021

Publicado

13-01-2022