A EDUCAÇÃO DIGITAL PARA TODOS: A CONSTRUÇÃO DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EAD PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA

Authors

  • Hércules Santos Andrade Universidade do Estado da Bahia
  • Tânia Moura Benevides Universidade do Estado da Bahia
  • Isaac Douglas Moreira Universidade do Estado da Bahia
  • Lídia Boaventura Pimenta Universidade do Estado da Bahia
  • Lilian da Encarnação Conceição Universidade do Estado da Bahia

Abstract

DIGITAL EDUCATION FOR ALL: THE CONSTRUCTION OF AN EAD SPECIALIZATION COURSE FOR FACING THE PANDEMIC

 

Este relato tem por objetivo geral analisar a experiência de concepção e implementação do curso EaD de Especialização em Educação Digital da Uneb, identificando os desafios desse processo em tempos de pandemia. Para isso, buscou-se identificar os fatores que levaram a Uneb a formular o curso de Especialização em Educação Digital e a adoção da metodologia autoinstrucional; avaliar o desafio de concepção do Projeto Pedagógico do Curso, em referência, que atendesse a formação de docente e de técnicos para enfrentamento a pandemia; e analisar os óbices e impactos da implementação de um curso EaD autoinstrucional no âmbito da Uneb. Em relação ao percurso metodológico trata-se de um estudo de caráter exploratório, de abordagem qualitativa e observação participante. Sendo a observação participante. Como principal resultado verifica-se que o grande desafio residiu na superação do espaço e tempo, por mediação tecnológica, para a construção de um Projeto Pedagógico de Curso de forma coletiva e colaborativa em um período de pandemia.

Author Biographies

Hércules Santos Andrade, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-graduado em Gestão de Projetos e Portfólios pelo complexo educacional do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2018). Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário Estácio da Bahia (2017). Participa das reuniões no grupo de pesquisa em Difusão do Conhecimento, Tecnologia, Educação e Modelagens Sociais (DCETM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu GESTEC/UNEB. Possui capacitação técnica profissionalizante em Assistente Administrativo de Projetos Sociais. Atua como Designer Educacional na Unidade Acadêmica de Educação a Distância da Uneb e é Produtor de Conteúdo no Instituto Federal da Bahia. Tem experiência na área de Jornalismo, Comunicação Social, Assessoria de Comunicação, Projetos e Processos Tecnológicos e Redes Sociais.

Tânia Moura Benevides, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa (1996), especialista em Finanças Empresariais pela FGV (2000), mestre em Administração Estratégica pela Universidade Salvador (2003) e doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2012). É professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente coordena a Unidade Acadêmica de Educação a Distância da UNEB. Como pesquisadora integra a equipe do projeto denominado Qualidade do Ambiente Urbano de Salvador - QUALISalvador, que tem como objeto de estudo a realidade urbano ambiental de Salvador.

Isaac Douglas Moreira, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação com bacharelado em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia (1985) e mestrado em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (1990). Atualmente é professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas especialistas, educação em computação, administração de banco de dados, integração de banco de dados e modelagem de dados.

Lídia Boaventura Pimenta, Universidade do Estado da Bahia

Graduou-se em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Bahia/UNIFACS (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Professora de gestão de organizações; planejamento e orçamento público e metodologia da pesquisa científica. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora sobre a gestão universitária, com ênfase na estrutura e funcionamento. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EDUReg) e o Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF). Atualmente desempenha a função de Pró-Reitora de Planejamento da UNEB. Exerceu os cargos de Secretária de Licitações, Contratos e Convênios (SELCC), Pró-Reitora de Administração e Chefe de Gabinete. Membro do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia e da Academia Baiana de Educação.

Lilian da Encarnação Conceição, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2009). Atualmente é Analista Universitário da Universidade do Estado da Bahia ocupando o cargo de Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Especialista em Gestão de Pessoas com Ênfase em Gestão por Competência pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicada a Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Cursando Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Salvador.

Published

13-01-2022