Diferença entre precipitação pluvial e evapotranspiração potencial em época de colheita de uva
Palavras-chave:
Probabilidade, Distribuição Lognormal, Tendência climática.Resumo
A fm de favorecer o acúmulo de açúcares nas bagas de uva, os viticultores da região de Jundiaí, Estado de São Paulo, têm realizado a denominada poda extemporânea na qual, a época de colheita ocorre dentro da estação seca regional. Nesse contexto e sob a hipótese de que as séries decendiais da diferença entre a precipitação pluvial e a evapotranspiração potencial (P-ETP) dessa localidade são formadas por dados independentes e identicamente distribuídos (iid), o objetivo do trabalho foi avaliar o ajuste de diferentes distribuições estatísticas a esse parâmetro agrometeorológico. De forma geral, os testes Run e Mann-Kendall e a análise de ondaleta indicam que as séries de P-ETP podem ser consideradas livres de correlação serial, tendências e periodicidades. Esses resultados permitiram a adoção do pressuposto iid. O teste de aderência de Kolmogorov-Smirnov/Lilliefors (KS-L) foi aplicado considerando-se as seguintes distribuições: Wakeby, Kappa, generalizada dos valores extremos, Pearson tipo III, Lognormal (com 3 parâmetros) e Logística Generalizada. Com base no KS-L e em resultados obtidos a partir de gráfcos quantil-quantil, índice modifcado de concordância e erro médio absoluto, conclui-se que a distribuição Lognormal pode ser utilizada para estimar a probabilidade de ocorrência associada aos valores decendiais do parâmetro P-ETP.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.