CONVERGÊNCIAS TRANSESTÉTICAS E O SILÊNCIO DA ARTE. (DUCHAMP COM ONETTI)

Autores

  • Daniel de Oliveira GOMES UNICENTRO

Palavras-chave:

Duchamp, Onetti, ready-mades

Resumo

Analiso, neste artigo, convergências transestéticas entre os chamados ready-mades, do escultor e enxadrista Marcel Duchamp, e o personagem Larsen, do uruguaio Juan Carlos Onetti. Larsen é o protagonista marginal que traz consigo o que podemos chamar de insights de desencanto, ou um projeto desesperançoso, uma persistente utopia fracassada, por ambivalente que pareça. Podemos evocar El Astillero, romance de Onetti como metáfora da estetização exorbitante dos dias atuais.

Biografia do Autor

Daniel de Oliveira GOMES, UNICENTRO

Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor adjunto na Universidade Estadual do Centro-Oeste – Paraná.

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Publicado

29-08-2010

Como Citar

GOMES, D. de O. (2010). CONVERGÊNCIAS TRANSESTÉTICAS E O SILÊNCIO DA ARTE. (DUCHAMP COM ONETTI). Revista Interfaces, 1(1), 45–52. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/946

Edição

Seção

Artigos