A CONTRADIÇÃO DE DISCURSO SOBRE CERCEAMENTO DO TEXTO LITERÁRIO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE RONDÔNIA, PRESENTE NA MÍDIA SOCIAL FACEBOOK

Autores

Palavras-chave:

discurso, cerceamento, práticas discursivas, texto literário.

Resumo

Este estudo tem como base teórico-metodológica a Análise de Discurso (AD) fundada por Michel Pêcheux na França nos anos 60, e desenvolvida no Brasil por estudos de Eni Orlandi. Por meio do método da AD foram analisados os recortes do Guia Digital PNLD 2020, um memorando da Secretaria de Educação de Rondônia e comentários de usuários do Facebook. Esta análise tem como objetivo compreender como o discurso de cerceamento à literatura na escola produz efeito de sentidos no sujeito a partir das contradições desses discursos. Desta forma, este artigo perpassa por questões que contribuem para uma compreensão acerca das práticas discursivas levando-se em conta a ligação entre linguagem, história, discurso e relações de poder.

Biografia do Autor

Élcio Aloisio Fragoso, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Departamento Acadêmico de Línguas Vernáculas (DALV), área de Linguística(69)999270336

Alessandra Maria Santos do Nascimento, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

(69) 99262-9663

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Publicado

12-09-2024

Como Citar

Fragoso, Élcio A., & Nascimento, A. M. S. do. (2024). A CONTRADIÇÃO DE DISCURSO SOBRE CERCEAMENTO DO TEXTO LITERÁRIO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE RONDÔNIA, PRESENTE NA MÍDIA SOCIAL FACEBOOK. Revista Interfaces, 15(2), 91–101. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7833

Edição

Seção

Artigos