O FENÔMENO DE ELEVAÇÃO DA VOGAL /O/ NA FALA DE DESCENDENTES DE ESLAVOS DE IRATI E MALLET, PARANÁ

Autores

  • Lucelene Teresinha Francheschini Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Loremi Loregian-Penkal Universidade estadual do Centro-Oeste

Palavras-chave:

Elevação vocálica, Etnia eslava, Projeto VARLINFE.

Resumo

Esta pesquisa, fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008 [1972]), tem como objetivo investigar o processo de elevação da vogal média /o/, em posição postônica final, na fala em língua portuguesa de moradores da zona rural, descendentes de imigrantes eslavos daregião Sudeste do Paraná, mais especificamente de Irati e Mallet, Paraná. Foram analisadas 48 entrevistas sociolinguísticas estratificadas por sexo, duas faixas etárias,etnia e três níveis de escolaridade, pertencentes ao banco de dados do projeto Variação Linguística de Fala Eslava, VARLINFE. Os resultados obtidos apontam uma baixa ocorrência de elevação da vogal analisada.

Biografia do Autor

Lucelene Teresinha Francheschini, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Loremi Loregian-Penkal, Universidade estadual do Centro-Oeste

Doutora em Linguística (Universidade Federal do Paraná) com pós-doutorado em Sociolinguística. Professora da graduação e do Mestrado e Doutorado em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Downloads

Publicado

12-09-2024

Como Citar

Francheschini, L. T., & Loregian-Penkal, L. (2024). O FENÔMENO DE ELEVAÇÃO DA VOGAL /O/ NA FALA DE DESCENDENTES DE ESLAVOS DE IRATI E MALLET, PARANÁ. Revista Interfaces, 15(2), 207–220. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7780

Edição

Seção

Artigos