POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO NA ESCOLA: Uma análise dos documentos oficiais para migrantes internacionais

Autores

Palavras-chave:

políticas públicas, acolhimento linguístico, migrantes internacionais, sistema escolar.

Resumo

Resumo: O presente trabalho aborda o levantamento e a análise documental de políticas públicas voltadas para acolhimento linguístico a crianças migrantes internacionais no Estado do Paraná, com foco especial no sistema escolar de Foz do Iguaçu, região que possui um significativo fluxo migratório, especialmente nos últimos anos. Os documentos locais, bem como do Estado do Paraná e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) revelam lacunas na abordagem da migração na educação, apontando para a necessidade de uma maior ênfase na diversidade cultural e nas experiências das crianças migrantes nos currículos escolares. Por fim, iniciativas como o Programa de Acolhimento da cidade de Foz do Iguaçu e a criação do Comitê Municipal de Atenção aos Migrantes, Refugiados e Apátridas demonstram um compromisso, ainda em construção, em superar os desafios enfrentados por essa população para a efetiva integração.

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Publicado

12-09-2024

Como Citar

Tallei, J., Martiny, F. M., & De Lima Moura, T. M. (2024). POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO NA ESCOLA: Uma análise dos documentos oficiais para migrantes internacionais. Revista Interfaces, 15(2), 191–206. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7769

Edição

Seção

Artigos