O ENSINO DE LITERATURA E O PAPEL DO PROFESSOR-LEITOR: CONSIDERAÇÕES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Leitura literária, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Mediação docente, Processo de ensino-aprendizagem.

Resumo

Resumo: Este trabalho, caracterizado como bibliográfico e de natureza qualitativa, objetiva discorrer sobre as contribuições do ensino de literatura para a formação do leitor literário na Educação Básica, de modo especial, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Presente no cotidiano das crianças desde o início de sua vida escolar, a leitura possibilita aos estudantes o descobrimento de novos universos e contextos, possibilitando, assim, a ampliação de seu repertório linguístico, tornando-os mais criativos e compreensivos diante do meio em que estão inseridos. Nesse viés, acreditamos, ainda, ser necessária uma reflexão acerca de como ocorre o processo de ensino-aprendizagem da leitura literária no contexto escolar, uma vez que é papel da escola e dos professores a oferta das condições necessárias para que os discentes se apropriem de tais saberes.   

Palavras-chave: Leitura literária. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Mediação docente. Processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Ederson da Paixão, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPEd/UENP).

Patrícia Cristina de Oliveira Duarte, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem (UEL). Professora Adjunta do Centro de Letras, Comunicação e Artes, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (CLCA/UENP), campus Jacarezinho, e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPEd/UENP).

Downloads

Publicado

12-09-2024

Como Citar

Paixão, E. da, & Duarte, P. C. de O. (2024). O ENSINO DE LITERATURA E O PAPEL DO PROFESSOR-LEITOR: CONSIDERAÇÕES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Interfaces, 15(2), 09–18. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7694

Edição

Seção

Artigos