ANÁLISE DIALÓGICA DE DISCURSO: A LEITURA DE UM ARQUEOGENEALOGISTA

Autores

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Análise Dialógica de Discurso, Arqueogenealogia, Michel Pêcheux.

Resumo

A Análise do Discurso (AD) é um campo da Linguística que não se limita ao estudo das estruturas de língua. Contudo, existem diferentes vertentes de análises discursivas, variando conforme noções teóricas e metodológicas.  A Análise Dialógica de Discurso (ADD) é baseada nos postulados do Círculo de Bakhtin, a Arqueogenealogia é a AD feita a partir das premissas de Michel Foucault. Este ensaio objetiva demonstrar as aproximações e os distanciamentos entre essas duas vertentes. Para tal propósito, quatro questões são levantadas: o que é AD? Qual é a história da AD? Como a AD chegou ao Brasil? Como a ADD foi recebida por um arqueogenealogista? O percurso do texto é atravessado, inevitavelmente, pela AD concebia por Michel Pêcheux.

Biografia do Autor

PEDRO ANÁCIO CAMARANO, UNICENTRO

Pedro Anácio Camarano (nascido em 28 de setembro de 1980) é um professor brasileiro. Cresceu e mora em Ceilândia, cidade satélite de Brasília. Fez toda a sua educação básica em escolas públicas. Foi bolsista da Universidade Católica de Brasília (UCB), onde formou-se me Letras, em 2004. Lecionou durante dezesseis anos Português Brasileiro e Literatura Brasileira. Atualmente é servidor público, assentado na Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal. Encontra-se em doutoramento em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e faz parte do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos do Discurso da Unicentro (LEDUNI). Entende-se como um sujeito ocupante de uma posição de homem homossexual e afrodescendente e suas pesquisas estão relacionadas à interface entre discursos e processos de subjetivação.

Downloads

Publicado

09-09-2023

Como Citar

CAMARANO, P. A. (2023). ANÁLISE DIALÓGICA DE DISCURSO: A LEITURA DE UM ARQUEOGENEALOGISTA. Revista Interfaces, 14(2), 199–215. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7481

Edição

Seção

Artigos