O mar que não devolve seus afogados- Notas sobre o Édipo em "Senhora dos afogados"

Autores

Palavras-chave:

teatro, psicanálise, complexo de Édipo, Nelson Rodrigues

Resumo

Teatro e psicanálise são áreas que dialogam entre si. Nesse sentido, destaca-se a produção do dramaturgo Nelson Rodrigues, cujas peças trazem à cena aspectos íntimos, psicológicos e inconscientes das personagens. Assim, este trabalho visa, a partir de pesquisa teórico-bibliográfica, analisar a expressão do complexo de Édipo e suas manifestações na peça “Senhora dos afogados”, de Nelson Rodrigues. A partir da apresentação das características da obra rodriguiana e das elaborações freudianas, bem como dos seus comentadores sobre o complexo de Édipo, foi possível perceber aspectos da relação de Moema com seu pai e sua mãe e sua ligação com o Édipo feminino; o ódio do noivo por seu pai e a relação de Paulo com sua mãe e suas associações com o complexo de Édipo. Com isso, o presente estudo apresenta avanços à medida que sua estrutura permitiu uma maior interface com o campo artístico, além de incluir, na análise, personagens secundários da obra.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Deboleto, Universidade Federal do Paraná

Granduando do curso de Psicologia, Departamento de Ciências Humanas

Tania Stoltz, Universidade Federal Do Paraná

Doutora em Educação pela PUC-São Paulo e Pós-doutora pelos Archives Jean Piaget, Suíça e pela Alanus Hochschule, Alemanha

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Publicado

24-05-2023

Como Citar

Deboleto, P. R., & Stoltz, T. (2023). O mar que não devolve seus afogados- Notas sobre o Édipo em "Senhora dos afogados". Revista Interfaces, 14(01), 238–255. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7357

Edição

Seção

Artigos