Os processos de formulação do sujeito missioneiro nas canções nativistas: espaço de história e de memória

Autores

  • Mirela Schröpfer Klein Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Missões, Música, Sujeito, Identificação.

Resumo

No presente artigo, propomos analisar o processo de formulação do sujeito missioneiro a partir do que se canta sobre as Missões do Rio Grande do Sul (RS), em que nosso corpus constitui-se de alguns trechos das letras de músicas escritas pelos Quatro Troncos Missioneiros, a saber: Noel Guarany, Cenair Maicá, Jayme Caetano Braune Pedro Ortaça, as quais fazem referência à história da região das Missões, a fim de observarmos o processo de formulação do sujeito missioneiro a partir do que se canta sobre as Missões do Rio Grande do Sul. Para tanto, filiamo-nos à teoria da Análise de Discurso francesa, tal como desenvolvida no Brasil atualmente, observando a constituição do sujeito missioneiro, seu processo de identificação e também os espaços de memória e história que são referenciados.

Biografia do Autor

Mirela Schröpfer Klein, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras, ênfase em Estudos Linguísticos (UFSM)

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

Klein, M. S. (2023). Os processos de formulação do sujeito missioneiro nas canções nativistas: espaço de história e de memória. Revista Interfaces, 13(04), 198–209. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7175

Edição

Seção

Artigos