MEMÓRIA, LUTO E RESISTÊNCIA: AS IDEIAS EM DESENVOLVIMENTO NO ENSAIO DE ROSA MONTERO

Autores

Palavras-chave:

Ensaio, Luto, Memória.

Resumo

O ensaio é um gênero textual que pode causar efeito caleidoscópico em quem lê, partindo do que parece pequeno e íntimo e se ampliando a questões de maior reverberação social em um movimento circular. A escritora espanhola Rosa Montero apresenta um ensaio pessoal em A ridícula ideia de nunca mais te ver (2019), tecendo experiências próprias com a de outra mulher, a cientista Marie Curie. Em quadro, questões como memória, luto, feminismo e resistência, evidenciando uma forma criativa de escrever em que as ideias se desenvolvem e são retomadas. Este texto realiza uma reflexão crítica sobre a subjetividade na escrita, mostrando como a forma e o conteúdo se entrelaçam e evidenciam a literatura como arma poderosa para as mulheres.

Biografia do Autor

Scheyla Joanne Horst, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná. Mestra em Letras (2017) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Especialista em Jornalismo Literário e graduada em Comunicação Social/Jornalismo.

Downloads

Publicado

31-05-2022

Como Citar

Horst, S. J. (2022). MEMÓRIA, LUTO E RESISTÊNCIA: AS IDEIAS EM DESENVOLVIMENTO NO ENSAIO DE ROSA MONTERO. Revista Interfaces, 13(01), 32–43. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7154

Edição

Seção

Artigos