LETRAMENTO ACADÊMICO: ESTRATÉGIAS SIMPLIFICADORAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS

Autores

Palavras-chave:

artigo

Resumo

 

 

Este artigo apresenta o produto de uma pesquisa teórica exploratória sobre a utilização de estratégias simplificadoras de leitura e escrita na compreensão de textos acadêmicos. À luz de teorias sobre legibilidade textual, reconhecemos fatores linguísticos que interferem na compreensão de textos e examinamos textos didáticos utilizados em cursos de graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri para apontar e justificar proposições relativas à inteligibilidade do texto didático. Na pesquisa focalizamos elementos semânticos e lexicais constituintes de textos acadêmicos a fim de contribuir para auxiliar o processo comunicativo no contexto universitário, apresentando, para tanto, estratégias facilitadoras na compreensão do material didático em uso nesta esfera discursiva. Tais estratégias apresentam estudos empíricos futuros.

Biografia do Autor

Elisabeth da Anunciação Amorim, Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduada em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2001) e Especialista em Gestão Escolar Pública (2015). Mestra em Ciências Humanas(2020), pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Humanas, Área de Concentração Interdisciplinar em Ciências Humanas/FIH/UFVJM. Exerceu atividade docente em Escolas Estaduais em Minas Gerais até 2016. Atualmente pertence à Categoria de Servidores Técnico-administrativos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no Cargo de Secretária Executiva. Último trabalho desenvolvido: pesquisa intitulada LETRAMENTO ACADÊMICO: utilização de estratégias simplificadoras de leitura como recursos didáticos nos cursos de graduação da UFVJM

Pedro Perini Frizerra da Mota Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Graduado, mestre e doutor em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós doutor em morfologia (UFMG/2011). Professor Adjunto III do Curso de Letras da UFVJM. Pesquisador dos grupos Incógnito (UFMG/CNPq) e coordenador do grupo CIL (UFVJM/FAPEMIG). E-mail: pedro.perini.santos@gmail.com; http://lattes.cnpq.br/9161991105994758

Downloads

Publicado

13-01-2022

Como Citar

Amorim, E. da A., & da Mota Santos, P. P. F. (2022). LETRAMENTO ACADÊMICO: ESTRATÉGIAS SIMPLIFICADORAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS. Revista Interfaces, 12(04), 259–274. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7049

Edição

Seção

Artigos