CRONOTOPIAS E HETEROTOPIAS DE UM CORPO-ESPAÇO INTERDITADO: ENTRE A CARNE E O ESPARTILHO

Autores

  • Marisa Martins Gama-Khalil UFU - Universidade Federal de Uberlândia; CNPq (bolsista PQ)
  • Amanda Letícia Falcão Tonetto Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Corpo-espaço. Heterotopia. Corpo dócil. Interdição

Resumo

No presente artigo, elegemos como objeto de estudo o conto intitulado “O espartilho”, da escritora Lygia Fagundes Telles, para tratar dos sistemas de controle sobre o corpo da mulher em uma sociedade cristã brasileira do século XX. O entendimento da noção de corpo parte da concepção de corpo-espaço cunhada por Milanez e Gama-Khalil a partir de teorias foucaultianas. Tais teorias também serão a base para a compreensão de um corpo-espaço atravessado por princípios de controle que têm como meta a rasura do próprio corpo.

 

Biografia do Autor

Marisa Martins Gama-Khalil, UFU - Universidade Federal de Uberlândia; CNPq (bolsista PQ)

Possui mestrado em Letras: Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Assis (1994) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara (2001). Trabalhou de 1987 a 2006 na Universidade Federal de Rondônia. Atualmente, é professora adjunto da Universidade Federal de Uberlândia na graduação em Letras e na Pós-Graduação em Teoria Literária. É docente do Mestrado em Teoria Literária da UFU e do Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade da UFAC. Seu projeto "Representações do espaço na narrativa fantástica" é contemplado com a bolsa de Produtividade em Pesquisa - CNPq. Tem livros, artigos e capítulos de livro publicados, com ênfase nas reflexões sobre o espaço ficcional e sobre a narrativa fantástica; bem como nas relações plausíveis entre Teoria Literária e Análise do Discurso.

Amanda Letícia Falcão Tonetto, Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Uberlândia

É aluna de mestrado do Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Uberlândia, com o projeto Os jardins nos contos de Lygia Fagundes Telles. Fez graduação na mesma universidade, desenvolvendo três projetos de IC sobre a literatura fantástica de Lygia Fagundes Telles.

Downloads

Publicado

28-10-2021

Como Citar

Gama-Khalil, M. M., & Tonetto, A. L. F. (2021). CRONOTOPIAS E HETEROTOPIAS DE UM CORPO-ESPAÇO INTERDITADO: ENTRE A CARNE E O ESPARTILHO. Revista Interfaces, 74–87. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6949

Edição

Seção

Artigos