REPRESENTAÇÕES DOCENTES NO INSTAGRAM: DESTERRITORIALIZAÇÕES E RETERRITORIALIZAÇÕES EM TEMPOS DE CRISE PANDÊMICA

Autores

Palavras-chave:

Docência. Representações. Discursos. Desterritorializações

Resumo

Neste trabalho, propomos uma reflexão sobre as representações docentes em uma página do Instagram intitulada Escola de Passarinhos. Para isso, analisamos duas postagens com o objetivo de melhor compreender os (re) produções de sentidos produzidos nos dizeres docentes, quando falam de si e dos outros, focalizando nossa atenção para as noções de tempo-espaço, de identidade e de atuação profissional. Mobilizaremos os conceitos de discurso e de sujeito, conforme proposto por Foucault (1996) e Coracini (2007), para rastrear as desterritorializações e reterritorializações (DELEUZE & GUATTARI, 2009) docentes nessas duas postagens sobre Educação em tempos de COVID-19. Podemos mencionar, então, que, em meio a tempos pandêmicos, as tecnologias digitais promovem a instauração de processos de desterritorialização e reterritorialização, que criam novas formas de circulação do poder (Foucault, 1979) e outros/novos agenciamentos (Deleuze & Guattari, 1997).

Biografia do Autor

Cátia Veneziano Pitombeira, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil 
Professor Adjunto A da Universidade Federal de Alagoas , Brasil

Lucas Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Linguística Aplicada pela Unicamp
Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará , Brasil

Éderson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; Membro e pesquisador do Grupo Formação de Professores de Línguas e Literatura (FORPROLL/CNPq) e do  Grupo Michel Foucault e os Estudos Discursivos (UFAM/ CNPq).

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Publicado

22-04-2021

Como Citar

Pitombeira, C. V., Lopes, L. R., & Silveira, Éderson L. (2021). REPRESENTAÇÕES DOCENTES NO INSTAGRAM: DESTERRITORIALIZAÇÕES E RETERRITORIALIZAÇÕES EM TEMPOS DE CRISE PANDÊMICA. Revista Interfaces, 12(01), 113–122. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6728

Edição

Seção

Artigos