O CONTRIBUTO DA LITERATURA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA L2: O RECURSO À CRÓNICA DE IMPRENSA

Autores

  • Ângela Filipe Lopes Faculdade de Letras da Universidade do Porto
  • Maria da Graça L.C. Pinto Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Palavras-chave:

português L2, leitura-escrita, ler em L2, literatura em L2

Resumo

A literatura nem sempre é vista como interveniente óbvia no processo de aprendizagem de uma L2 em virtude de ser considerada como pouco útil ao ensino do uso quotidiano e maioritariamente oralizado das línguas. Este texto propõe um ponto de vista sobre este género textual que implica colocá-lo no cerne do processo de aprendizagem da L2 pelo contributo que pode trazer ao processo de construção da competência linguística, mas também pela importância que assume no desenvolvimento de uma capacidade metacognitiva que favorece a distância do texto e da situação vivida através dele.

Tendo em mente a relação estreita e complementar da leitura e da escrita, bem como a importância da literatura no contexto letivo em L2, discutem-se intervenções possíveis a partir da crónica literária por se considerar um tipo de texto que, apesar de beneficiar dos traços literários presentes em obras de maior extensão, como o romance ou o conto, os concentra numa peça mais curta e mais flexível.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Filipe Lopes, Ângela, & Pinto, M. da G. L. (2020). O CONTRIBUTO DA LITERATURA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA L2: O RECURSO À CRÓNICA DE IMPRENSA. Revista Interfaces, 11(04), 209–226. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6682

Edição

Seção

Artigos