FORMAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF EM REPORTAGENS DAS REVISTAS VEJA E CARTA CAPITAL

Autores

  • Anísio Batista Pereira Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
  • Antoniel Guimarães Tavares Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Resumo

Pelo presente estudo objetiva elucidar as formações discursivas em duas reportagens das revistas Veja e Carta Capital, veiculadas em 2016, sobre o Impeachment da ex-presidente da República, Dilma Rousseff. Como suporte teórico-metodológico para esta pesquisa foram adotados conceitos integrantes da Análise do Discurso de linha francesa, como sujeito, discurso, formação discursiva e formação ideológica, de acordo com as formulações pechetianas. Dessa forma, a partir desse arcabouço teórico solicitado, foi realizada uma leitura comparativa das duas reportagens presentes nas duas revistas, atentando-se para esses conceitos tomados para análises. Em se tratando do teor discursivo sobre o processo de impeachment do governo do PT, verifica-se que as duas revistas se posicionam de forma contrária, sendo a Veja favorável e a Carta Capital contrária ao afastamento da presidente do poder, possibilitando destacar duas formações discursivas divergentes, resultantes de duas ideologias antagônicas em meio ao discurso político.

Biografia do Autor

Anísio Batista Pereira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Graduado em Letras (Português e suas respectivas Literaturas) e Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás - UFG/Regional Catalão; Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU; Membro pesquisdor do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF-UFU/CNPq).

Antoniel Guimarães Tavares Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Graduado em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG - Regional Catalão); Doutorando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia–UFU. Membro pesquisador do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF/UFU/CNPq).

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Pereira, A. B., & Silva, A. G. T. (2020). FORMAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF EM REPORTAGENS DAS REVISTAS VEJA E CARTA CAPITAL. Revista Interfaces, 11(04), 291–303. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6658

Edição

Seção

Artigos