OS NOMES E AS COISAS: (RE)DISCUTINDO A LINGUAGEM DO CRÁTILO DE PLATÃO

Autores

Palavras-chave:

Linguagem. Realidade. Crátilo. Atualidade.

Resumo

Este artigo apresenta uma (re)discussão de cunho teórico acerca da linguagem, especificadamente no que tange à aplicação dos nomes em relação às coisas, trazida por Platão no Diálogo Crátilo. Para tanto, este estudo encontra-se organizado em três partes: i) Síntese do Crátilo; ii) Os nomes e as coisas: por natureza ou convenção? iii) (Re)discutindo a linguagem: do Crátilo aos diálogos atuais. Assim, intenciona-se com este artigo expor, de modo organizado, as principais ideias postas no texto platônico e, a partir disso, rediscutir a noção de linguagem. Com embasamento nas discussões de Dietzsch (2007), Oliveira (2001), Mondada e Dubois (2003) e Piqué (1996), especificadamente, o estudo realizado revela que o conhecimento em torno da linguagem é inconclusivo, não há respostas a respeito da aplicação dos nomes em relação às coisas, e dinâmico, os objetos que nomeiam as coisas são resultados de (re)construções de natureza intersubjetiva. Espera-se, com este artigo, conduzir uma compreensão esclarecedora acerca desse diálogo, que apresenta uma discussão canônica sobre do ato de nomear, de referir-se às coisas, hoje ressignificada nos estudos linguísticos, estes inevitavelmente alicerçados nas investigações de cunho filosófico.

Biografia do Autor

Amanda Mikaelly Nobre de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF).

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Souza, A. M. N. de. (2020). OS NOMES E AS COISAS: (RE)DISCUTINDO A LINGUAGEM DO CRÁTILO DE PLATÃO. Revista Interfaces, 11(04), 372–381. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6562

Edição

Seção

Artigos