LA LUCHA POR LA ENSEÑANZA DE LENGUA ESPAÑOLA EN CEARÁ A PARTIR DE LAS POLÍTICAS LINGÜÍSTICAS DE RESISTENCIA

Autores

Palavras-chave:

Políticas lingüísticas de resistencia. Enseñanza de español. Estado de Ceará.

Resumo

Las políticas lingüísticas de resistencia son resultado de la lucha de colectivos periféricos, que no disfrutan del poder estatal, como las asociaciones docentes y los movimientos estudiantiles. Para problematizar el proceso mediante el cual estas políticas se convierten en políticas lingüísticas oficiales, nos basamos en autores como Cooper (2000) y Ponte (2010), en este artículo, para abordar la enseñanza del español en el estado de Ceará-CE. Los análisis muestran que las políticas de resistencia se han convertido en políticas oficiales, garantizando la enseñanza de este idioma neo-latino, tales como i) la oferta de español en los Centros de Idiomas Cearenses, ii) la competencia que garantizó 95 plazas para profesores de español, iii) la presencia del movimiento Fica Espanhol en el estado, iv) la reactivación de la asociación de profesores de español en CE y, finalmente, v) la creación de un proyecto de ley estatal para mantener la enseñanza de la lengua española en las escuelas cearenses.

Biografia do Autor

Tatiana Lourenço de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora Adjunta II do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutora pela Universidad de Salamanca (USAL) no Programa de Doutorado "Español: investigación avanzada en Lengua y Literatura", com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Programa Ciência sem Fronteiras (Doutorado pleno no exterior). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com bolsa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e graduada em Letras: Português-Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é coordenadora do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Letras - Língua Espanhola do DLE / CAPF / UERN. É membro dos grupos de pesquisa: Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE), do DLE da UERN e Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UERN. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino de espanhol, tecnologias digitais, letramentos na web e Educação a Distância (EaD). 

José Veranildo Lopes da Costa Junior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Possui Licenciatura em Letras - Língua Espanhola pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Especialização em Ciências da Linguagem - com ênfase em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, cumpre estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É Professor Adjunto do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - (DLE/UERN) e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras - Língua Espanhola desta instituição. É pesquisador do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas (UEPB/CNPq), do Grupo de Pesquisa Trânsitos teóricos e deslocamentos epistêmicos: feminismo(s), estudos de gênero e teoria queer (UFSM/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa (UERN/CNPq). Integra o Conselho Editorial da Revista Leia Escola (UFCG) e Letras Raras (UFCG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Latino-americana, desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: Literatura contemporânea; Literatura comparada; Estudos culturais; Literatura, História e Política; Pensamento crítico latino-americano; Ensino de Literatura.

Downloads

Publicado

15-10-2020

Como Citar

de Carvalho, T. L., & da Costa Junior, J. V. L. (2020). LA LUCHA POR LA ENSEÑANZA DE LENGUA ESPAÑOLA EN CEARÁ A PARTIR DE LAS POLÍTICAS LINGÜÍSTICAS DE RESISTENCIA. Revista Interfaces, 11(03), 92–104. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6544

Edição

Seção

Artigos