LEITURA DE IMAGEM FOTOGRÁFICA NA ESCOLA E (RE)CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FAMÍLIA

Autores

  • Caroline Matos Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Taíse Simioni Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Palavras-chave:

Leitura de imagem, Fotografia, Família.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida com alunos do quinto ano do ensino fundamental, a qual, baseada em uma proposta de intervenção, buscou uma sistematização do ensino da leitura de imagem, com foco na fotografia para a ampliação do conceito de família. Além da professora-pesquisadora, atuaram na pesquisa 19 alunos e a professora regente da turma, em uma escola pública de Sant`Ana do Livramento-RS. Os resultados da proposta de leitura de imagem apontaram para três questões: há a possibilidade de sistematização do ensino da leitura de imagens; houve um aprofundamento da leitura da imagem fotográfica; foi possível perceber ampliação do conceito de família entre os alunos.

 

Biografia do Autor

Caroline Matos, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professora da Rede Pública municipal de Sant´Ana do Livramento-RS. Discente do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa.

Taíse Simioni, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutora em Letras e docente na Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

22-04-2021

Como Citar

Matos, C., & Simioni, T. (2021). LEITURA DE IMAGEM FOTOGRÁFICA NA ESCOLA E (RE)CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FAMÍLIA. Revista Interfaces, 12(01), 96–112. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6521

Edição

Seção

Artigos