O MARABAIXO E A RELAÇÃO COM A IDEIA DE COMENTÁRIO DE MICHEL FOUCAULT

Autores

Palavras-chave:

Prática discursiva, Comentário, Marabaixo, Festas populares.

Resumo

A presente pesquisa teve o intuito de visibilizar práticas de sujeitos negros amazônicos, conhecidas por práticas de Marabaixo (festas religiosas católicas com elementos de matrizes africanas) que acontecem no Amapá. Assim, este trabalho se filia à Análise do Discurso francesa de linha foucaultiana e foi mobilizada a ideia de comentário (FOUCUALT, 2011) relacionada, especialmente, aos termos conceituais de acontecimento discursivo (FOCUAULT, 2011, 2015) e heterotopia (FOUCAULT, 2013). O movimento analítico descreve os espaços e as práticas de Marabaixo, bem como sua relação com outras festas católicas, como as Congadas, festas do Divino Espírito Santo, festas de São Benedito e festas de São João.

Biografia do Autor

Ednaldo Tartaglia, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Professor Doutor do Curso de Letras Português da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, Campus Santana, e do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGLET/UNIFAP, Campus Marco Zero do Equador. Integrante do Grupo de Estudos Foucaultianos da Universidade Estadual de Maringá – GEF/UEM.

Downloads

Publicado

15-10-2020

Como Citar

Tartaglia, E. (2020). O MARABAIXO E A RELAÇÃO COM A IDEIA DE COMENTÁRIO DE MICHEL FOUCAULT. Revista Interfaces, 11(03), 186–202. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6512

Edição

Seção

Artigos