A telenovela e a construção do sentido de pertencimento: algumas considerações a partir da AD

Autores

Palavras-chave:

Telenovela. AD. Materialidade discursiva. Sentido.

Resumo

O presente artigo intenciona tecer considerações acerca da constituição do gênero telenovela no país e avança também na tese de que a telenovela contém elementos de discursivização da sociedade capazes de instituir no receptor uma sensação de pertencimento a uma comunidade. Para tanto, o trabalho enfocará a trajetória desse gênero no Brasil marcada por uma situação sui generis. Ancorado na AD de vertente francesa, haja vista esse aporte teórico oferecer uma profícua possibilidade de trabalho para a compreensão dos discursos produzidos e propagados pela mídia, este trabalho concebe a telenovela como uma materialidade discursiva. Posto isso,  a AD manifesta-se a partir da ligação entre a linguagem e o social, uma vez que o seu foco de análise recai no discurso, aqui concebido como o resultado da produção situada entre a língua e o social.

Biografia do Autor

Rondinele Aparecido Ribeiro, UNESP-ASSIS

Mestrando em Letras pela UNESP-ASSIS (linha Literatura e Estudos Culturais). Membro do GP Cultura Popular e Tradição Oral: Vertentes. Especialista em Cultura, Literatura Brasileira e Língua Portuguesa.  Licenciado em Letras-Literatura pela UENP. 

Francisco Cláudio Alves Marques, UNESP-ASSIS

Doutor pela Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

11-05-2019

Como Citar

Ribeiro, R. A., & Marques, F. C. A. (2019). A telenovela e a construção do sentido de pertencimento: algumas considerações a partir da AD. Revista Interfaces, 10(01), 191–204. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5774

Edição

Seção

Artigos