OS 10 MANDAMENTOS: DO DIVINO AO MUNDANO, DA RELIGIÃO À ARTE PORNÔ

Authors

  • Josyelle Bonfante Curti Universidade Estadual de Londrina

Keywords:

Intertextualidade, Morfologia, Mandamentos, Movimento de Arte Pornô

Abstract

Tomando os mandamentos como gêneros discursivos, analisá-lo-emos sob o viés da morfologia, a partir da intertextualidade entre dois exemplos extremos: de um lado, os mandamentos de Deus, do outro, os Mandamentos da Arte Pornô (publicados pelo Movimento de Arte Pornô durante a ditadura militar). O objetivo é estabelecer diferenças e semelhanças, uma vez que, apesar das divergências, visto que se trata de um gênero marcado pela ordem, ambos atuam como norte social e buscam conduzir o homem a uma vida plena; porém, se um é divino e tem como finalidade garantir ao homem o reino dos céus após a morte, resultado de uma vida honrada e virtuosa de seguimento da palavra (de Deus), o outro é mundano e visa garantir ao homem uma vida mais justa enquanto aqui na terra, reflexo de uma consciência social crítica e da luta por direitos e por liberdade por meio da arte e da pornografia.

Nº DOI: 10.5935/2179-0027.20180046

Author Biography

Josyelle Bonfante Curti, Universidade Estadual de Londrina

Revisora textual na Editora da Universidade Estadual de Londrina (EDUEL). Mestranda em estudos do texto pelo programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista (2016) em língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e graduada (2016) em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela mesma Instituição.

Published

05-11-2018

How to Cite

Curti, J. B. (2018). OS 10 MANDAMENTOS: DO DIVINO AO MUNDANO, DA RELIGIÃO À ARTE PORNÔ. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 9(3), 187–199. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5544

Issue

Section

Artigos