A CONSTRUÇÃO DE COESÃO EM SUPERESTRUTURAS NARRATIVAS NA EJA

Autores

  • Ana Paula Carvalho Schmidt Universidade Federal de Santa Maria
  • Carla Carine Gerhardt Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Linguística Textual. Narrativa. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este trabalho identifica e descreve a construção de coesão em uma superestrutura narrativa produzida por uma estudante da Etapa 1 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Enfatizamos o potencial da Linguística Textual como suporte teórico para a análise, por meio dos critérios de textualização discutidos em Marcuschi (2008), com foco nos processos coesivos (KOCH, 2014). Em adição, avaliamos em que medida a noção de retextualização pode contribuir para a produção escrita de uma superestrutura narrativa. Argumentamos que, ao analisar a produção textual de seus próprios estudantes, a segunda autora, professora/pesquisadora em linguagens, encontra um ponto de partida para a reflexão e consequente reelaboração de sua prática docente. Os estudantes, por sua vez, têm o desenvolvimento de metacognição linguística aprimorado, uma vez que a professora, de forma dialógica, propõe questionamentos que visam orientar o processo de reescrita do texto. Os resultados indicam utilização de recursos coesivos remissivos e sequenciais. Assim, foi possível constatar que o texto atende à proposta de produção no critério de escrita de uma superestrutura narrativa, o que pode ser verificado pelas escolhas coesivas realizadas pela escritora, as quais se aproximam muito das comumente utilizadas em estruturas narrativas, conforme Koch (2014) e Koch e Elias ([2009] 2017). 

Biografia do Autor

Ana Paula Carvalho Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Possui bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007) e licenciatura em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). É doutoranda em Letras/Estudos Linguísticos pela mesma instituição e integrante do Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP). Possui experiência docente no ensino de língua inglesa nos níveis fundamental, médio, técnico e superior, em instituições de ensino públicas e privadas.

Carla Carine Gerhardt, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Licenciada em Letras - Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela UFSM. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeiras pela Uninter. Mestre em Letras - concentração em Estudos Linguísticos, pela UFSM. Atualmente é Doutoranda em Linguística pela UFSM. Foi professora de Língua Portuguesa na Faculdade SOBRESP e de Alemão no curso de línguas Wizard. Atua no momento como professora de Língua Portuguesa no Colégio Energy SM e de Língua Alemã no curso de línguas Up Idiomas SM. Tem experiência na área de ensino e aprendizagem e produção de material didático para a disciplina de Língua Portuguesa, com ênfase na Linguística Sistêmico-Funcional, atuando principalmente com os seguintes temas: Gramática Sistêmico-Funcional, Pedagogia de Gêneros da LSF, Língua Portuguesa, Produção Textual e Estórias.

Downloads

Publicado

05-11-2018

Como Citar

Schmidt, A. P. C., & Gerhardt, C. C. (2018). A CONSTRUÇÃO DE COESÃO EM SUPERESTRUTURAS NARRATIVAS NA EJA. Revista Interfaces, 9(3), 132–144. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5530

Edição

Seção

Artigos